A Reformulação dos Cuidados de Saúde na Transição do Século XV para o XVI: Hospitais, Físicos e Cirurgiões, Métodos de Tratamento
Conversas na Capela

Inserida nas comemorações dos 50 anos da Descoberta do Hospital Medieval
por Cristina Moisão
As últimas décadas do século XV e as primeiras do seguinte foram cruciais na evolução da medicina portuguesa e no tratamento. Surgem novos locais para tratamento dos doentes que substituem o método assistencial medieval; o contacto com os territórios de além-mar traz diversos saberes e obriga a diferente organização na saúde, enquanto físicos e cirurgiões iniciam atividades nesses longínquos; o acompanhamento do conhecimento europeu, sob a égide dos ideais renascentistas e da imprensa de caracteres móveis, abre caminho para renovadas anatomia e fisiologia, o declínio das teorias galénicas e a adoção de outros conceitos científicos; surge, enfim, uma miríade de recém-descobertos fármacos com aplicação na arte da cura.
Nota Biográfica:
Cristina Moisão é licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa em 1990, tendo a especialidade em Cirurgia Geral desde 2001. Realizou o mestrado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2018. Dedica-se adicionalmente à investigação em História da Medicina, frequentando atualmente o curso de Doutoramento em História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Sexta, às 21.30 horas
Eventos relacionados
-
/agenda-online/evento/iniciativa-adiada-conversas-na-capela-sobre-a-assistencia-caritativa-medieval-portuguesa
INICIATIVA ADIADA - Conversas na Capela sobre A Assistência ...
12 Mai 2023Local:Capela do Espírito Santo dos Mareantes, Sesimbra