Caros amigos, muito boa tarde.

Espero que estejam todos bem e a seguir as orientações já largamente difundidas para que fiquem em casa, contribuindo assim para que hoje, a nossa freguesia, o nosso concelho e o nosso país, sejam uma referência na luta contra esta provação que iremos, com certeza, superar.

A Junta de Freguesia do Castelo reorganizou-se internamente, desde a primeira hora, para que os seus serviços continuem a prestar o apoio de sempre à população:

Continuamos a ter os serviços administrativos disponíveis no horário de sempre, e embora encerrados ao público, estamos contactáveis 24 horas, de segunda a domingo, via telefone, e-mail ou pelas redes sociais;

Os serviços urbanos e operacionais, para além de manterem as suas tarefas habituais encontram-se a apoiar a Câmara Municipal, na higienização dos espaços públicos e de maior concentração humana na freguesia do Castelo,

A equipa do Espaço Zambujal mantém a sua dinâmica de dinamização cultural e entretenimento das crianças e jovens da freguesia que num momento em que se encontram circunscritos às suas habitações e sem espaços livres para brincar, necessitam de distração e ocupação pedagógica;

A Junta de Freguesia tem feito um largo investimento nos Equipamentos de Proteção Individual para os seus trabalhadores, garantindo igualmente que estes sejam extensíveis às IPSS da freguesia, num esforço conjunto de assegurar a proteção e bem-estar de todos os que estão connosco na linha da frente a assegurar as melhores condições para a nossa comunidade;

Num território extenso como é o Castelo, houve desde logo interação da Junta com a GNR assegurando assim que os idosos em situação vulnerável fossem contactados.

Avaliámos cada situação em particular, garantindo que estivessem acompanhados e com acesso aos bens essenciais, nomeadamente alimentares e farmacêuticos. Continuaremos semanalmente com estes contactos.

Estabelecemos com o comércio local uma rede de disponibilização de informação de serviços de entrega ao domicílio de forma a facilitar o acesso aos bens de primeira necessidade, evitando igualmente deslocações a estes locais e saídas de casa;

Iniciámos também a produção de máscaras de prevenção laváveis para, numa 1ª fase, doarmos às IPSS da Freguesia que diariamente estão em contacto com pessoas e grupos vulneráveis ao contágio do COVID -19.

Encetámos uma campanha de apoio alimentar para cães e gatos, através da doação de vários quilos de ração, que serão entregues pelos voluntários do Centro Paroquial do Castelo sempre que essa necessidade seja manifestada pelas famílias;

Estamos diariamente em contacto direto com a Câmara Municipal de Sesimbra e a trabalhar em equipa na agilização do fornecimento de cabazes alimentares aos que mais necessitam nesta hora desafiante e constrangedora para que todos e mais ainda para aqueles que se veem privados de trabalho, de saúde ou até mesmo da sua própria família.

Uma palavra de agradecimento a todos os produtores locais e empresários que de forma voluntariosa tem oferecido bens para ajuda alimentar.

Encontramo-nos igualmente a preparar uma campanha de recolha de bens de higiene pessoal e produtos de higiene para a habitação a ser lançada junto do comércio local e grandes superfícies para colmatar essa carência que já vem sendo manifestada;

Queridos amigos,

Têm sido semanas de mudança, de reorganização num contexto que nenhum de nós alguma vez calculou atravessar. Os munícipes desta freguesia e deste concelho têm-nos dado provas de uma generosidade, companheirismo, voluntarismo e amizade inigualáveis.

As mensagens de apoio e incentivo são diárias. O vosso respeito e cuidado pelo outro e por todos tem sido exemplar. Para todos vocês, que continuam a cuidar e a executar exemplarmente as orientações dadas, muito obrigada. Só assim chegaremos mais longe.

Quero também deixar uma palavra de agradecimento, reconhecimento e incentivo aos trabalhadores desta Junta de Freguesia e da Câmara Municipal pelo trabalho diário desenvolvido em prol do nosso bem-estar. Bem hajam!

Quero igualmente deixar uma palavra de agradecimento a todas as forças de segurança, aos profissionais de saúde e das nossas IPSS, que estão diariamente no terreno e sempre disponíveis para ajuda a todos. Muita força para vocês!

Em relação aos números de hoje, temos 12 casos confirmados no concelho. É um valor que se tem mantido estável durante a última semana, e embora com alguns acertos da Direção-geral de Saúde.

Esta realidade reflete o comportamento de todos. Um comportamento que tem sido uma referência, e assim queremos que continue.

Estes números trazem-nos também uma responsabilidade acrescida, pois se queremos que o contágio não se propague temos que nos manter em casa e continuar a cumprir as indicações das nossas autoridades. Todos a lutar por todos!

Caros munícipes, estamos juntos. Estamos a trabalhar em comunidade. Estamos no bom caminho. Fiquem em casa!

Só assim nos manteremos saudáveis e mais perto de nos voltarmos a abraçar.

Bem hajam!