Consciente do papel relevante da tecnologia no acesso à cultura e ao lazer que se acentua em tempos de confinamento social, a Biblioteca Municipal de Sesimbra, apesar de encerrada ao público, deseja continuar presente no quotidiano dos seus leitores, com várias sugestões de leitura, cinema, música, visitas virtuais a exposições, ateliers e outras informações variadas para o público infantil, juvenil e adulto.

A proposta “A Biblioteca (In)forma” visa levar mais longe a missão e os objetivos da biblioteca pública, que se reinventa nestes tempos de pandemia, procurando chegar à casa de cada um através da comunicação digital, estimulando a curiosidade pelo conhecimento e também pelo divertimento, ajudando a diminuir um pouco os efeitos do isolamento a que estamos sujeitos.

Sugestões para crianças

  • A Cinemateca Júnior vai a casa
    Nestes tempos de confinamento social a Cinemateca vai ao encontro dos mais novos disponibilizando propostas de programas a partir de filmes incluídos na secção “Cinemateca Digital”, com atividades a realizar em casa com pais e professores, acedendo-se aos ficheiros dos filmes a partir das fichas temáticas.

http://www.cinemateca.pt/Cinemateca/Destaques/A-Cinemateca-Junior-a-Cinemateca-Digital.aspx

  • (Anti)quarentena de leituras
    O Plano Nacional de Leitura (PNL) criou a “Antiquarentena de Leituras”, reunindo desafios de leitura e de escrita para os mais novos, sugestões de leitura, jogos educativos e aplicações relacionadas com o livro e a leitura.

http://pnl2027.gov.pt/np4/antiquarentenadeleituras.html

  • Audiolivros para crianças
    Partilha de um conjunto de audiolivros, disponibilizados pelo Letra Pequena, um blogue do jornal Público sobre literatura infanto-juvenil.

http://projectoadamastor.org/audiolivros-para-criancas/

  • Coronakids
    A editora Ideias com História desenvolveu um site lúdico-pedagógico para crianças e jovens, com o objetivo de informar os mais jovens sobre esta doença que se está a espalhar pelo mundo, provocada pelo novo coronavírus. O site reúne informações sobre a COVID-19, curiosidades, jogos, vídeos, livros digitais e atividades para desenvolver neste período em casa.

https://www.coronakids.pt/

  • Coronavírus : um guia prático para os mais pequenos
    O Instituto de Apoio à Criança criou um livro digital para os mais pequenos, da autoria de Rute Amaral Dias para explicar a realidade que estamos a viver devido ao novo coronavírus.

https://criancasatortoeadireitos.files.wordpress.com/2020/04/covid_guia-criancasiacsos.pdf

  • Curtas em casa
    O IndieJúnior Allianz selecionou algumas curtas metragens que estiveram no festival para ajudar-te a passar este período em casa: a história de um carpinteiro obecado pela ideia de fazer o objeto perfeito, um lobo que gosta de fazer ballet, uma casa num mundo semelhante ao nosso, um camaleão, o sol e a chuva, assim como uma mãe atarefada. Diverte-te!

http://www.indiejunior.com/indiejunior-allianz-curtas-em-casa/

  • Curtas do IndieJúnior para assistir em casa
    Descobre algumas curtas metragens da secção infanto-juvenil do IndieLisboa que o IndieJúnior disponibiliza e que são passadas ou que lembram de alguma forma a nossa casa, onde estamos a passar este período e que nos vão fazer olhar para a nossa casa de outra forma e também nos farão rir!

https://indielisboa.com/2020/04/13/curtas-do-indiejunior-para-assistir-em-casa/

  • Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus
    Este livro digital e didático, desenvolvido pela equipa da empresa Betweien, pretende manter os mais jovens informados sobre o que se está a passar no mundo, enquanto explica, de forma descontraída, a realidade vivida atualmente e de que forma podemos combatê-la.

https://www.betweien.com/post/livro-infantil-coronavirus

  • Gulbenkian em casa : vamos continuar a descobrir
    A Gulbenkian disponibiliza no seu site várias propostas: desde videotutoriais a documentos e registos de algumas atividades que convidando a ver, explorar, criar e partilhar os resultados desses momentos criativos, através das redes sociais usando os hashtags #GulbenkianEmCasa, ou do e-mail descobrir@gulbenkian.pt.

https://gulbenkian.pt/descobrir/vamos-continuar-a-descobrir/

  • Histórias para ouvir
    A Audible Stories disponibiliza uma coleção de histórias, incluindo títulos em seis idiomas diferentes, para transmitir no desktop, laptop, telefone ou tablet.https://stories.audible.com/start-listen
  • Museu da Marioneta – o museu em casa
    O Museu da Marioneta encontra-se encerrado ao público, mas promove ateliers a partir de casa. Assim, o museu disponibiliza tutorias de construção de máscaras, fantoches e marionetas.https://www.museudamarioneta.pt/pt/
  • Museu do Dinheiro sem sair de casa
    O Museu do Dinheiro apresenta o tema do dinheiro, a sua história e evolução, em Portugal e no mundo. Apesar de encerrado ao público, reforçou a sua presença digital, com o objetivo de levar um pouco do museu até si.

https://www.museudodinheiro.pt/destaques

  • Pequenas histórias de grandes músicos
    Porque os grandes músicos, antes de serem crescidos, também foram crianças, descobre como foi a infância de Bach, Mozart, Vivaldi ou Gershwin, entre outros, na Rádio ZigZag.

http://www.rtp.pt/play/zigzag/p5077/e393841/pequenas-historias-de-grandes-musicos

  • Quarentena Pato Lógico
    A editora Pato Lógico iniciou no IGTV a “Quarentena Pato Lógico, que conta com leituras de livros, conversas com autores e sugestões de atividades para toda a família.

https://www.instagram.com/pato_logico/channel/

  • Vamos aprender sobre o planeta?
    A Associação Natureza Portugal criou sessões de educação ambiental virtuais para crianças jovens e adultos. Através destas sessões podes aprender a proteger melhor o planeta, descobrir algumas das espécies de animais que existem em Portugal, como se tornar um jovem líder pelo planeta, entre outras.

https://www.natureza-portugal.org/our_planet/educacao/

  • Vamos inventar em casa
    The Digital Inventors criaram a plataforma de acesso gratuito The Inventors Digital com as mais fantásticas experiências para realizar em casa. A plataforma disponibiliza experiências novas todas as semanas, partilhando vídeos e descrições passo a passo. Atreve-te!

https://pt.theinventors.io/digital/