Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

A Importância dos Documentos

Importancia documentos 1 1024 2500
2021/10/01 a 2022/06/30
Ω SPE - HistóriaΩ SPE - Nível - 1º CicloΩ SPE - Nível - 2º CicloΩ SPE - Nível - 3º CicloΩ SPE - Nível - Público GeralΩ SPE - Nível - SecundárioΩ SPE - Serviço - Arquivo

A História é registada em documentos que formam um conjunto: o património documental. A relação documento, história e memória deve emergir da necessidade de preservação do património documental visando o direito da sociedade poder aceder à informação. O Ser Humano tem um ciclo de vida que pode ser comparado ao ciclo de vida dos documentos.

Assim como o Homem, os livros e documentos sofrem alterações resultantes de vários agentes, tais como micro-organismos, insetos, roedores, que se alimentam dos elementos nutritivos encontrados no suporte do papel (amido, gelatina, etc.) e a poluição atmosférica que causa a oxidação da celulose. Humidade, temperatura e luminosidade inadequadas e alterações químicas das substâncias que entram na composição do papel também causam a sua degeneração, o que também acontece com outros suportes que não o papel, como por exemplo a película fotográfica. Contudo, os maiores danos que podem ser ocasionados aos livros e documentos são os decorrentes de acidentes e dos maus tratos que recebem por parte do Homem que dele se utiliza.

Neste trabalho vamos efetuar uma apresentação sobre a conservação dos documentos e erros de manuseamento, e aproveitar para falar das profissões relacionadas com os livros e documentos, como o historiador, arquivista, bibliotecário, técnico de conservação e restauro.

Contacto

Duração

  • 45 minutos

Limite

  • 8 a 24 participantes
  • A partir dos 9 anos

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados