Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C
Início

Espaço Família + na Quinta do Conde

Espaco familia   quinta do conde 1 1024 2500

A sede do Família +, projeto criado para apoiar, informar e capacitar famílias do concelho com filhos, está a funcionar desde 21 de novembro junto ao Mercado Municipal da Quinta do Conde. «O que se pretende é que as famílias venham ter connosco, para que encontrem aqui uma janela de oportunidade», explicou Vanda Robalo, coordenadora do projeto. «Estar perto das populações e conhecer as suas necessidades permite-nos dar respostas para que sejam mais capazes de lidar com as dificuldades e tenham uma maior igualdade de oportunidades».

«A prioridade é», como reforça a coordenadora do Família +, Vanda Robalo, «atuar de forma abrangente e chegar a famílias que podem ter as mais variadas vulnerabilidades: sociais, de relacionamento ou até de acesso à cultura ou ao desporto», exemplificou.

Esta é uma intervenção que assenta no trabalho multidisciplinar, de proximidade e em rede, através da complementaridade entre as várias entidades, associações e coletividades do concelho de Sesimbra. «O sucesso do projeto depende desta rede de proximidade e de uma interação participada», acrescentou Vanda Robalo.

«O novo espaço é um ponto de partida, todas as famílias têm uma casa e a da Família+ é Sesimbra», referiu João Valente, presidente do Centro Comunitário da Quinta do Conde, entidade dinamizadora do projeto, destacando que a disponibilização destas instalações é um importante passo num trabalho que teve início há cerca de um ano, quando a Câmara Municipal de Sesimbra convidou o Centro para que dinamizasse o Família +. Neste momento, de acordo com João Valente, «já existe o número de parceiros que se estimava atingir no segundo ano».

É com estes parceiros que são disponibilizadas, desde o início de novembro, iniciativas regulares como caminhadas pelo património natural, oficinas de horticultura em família, experiências de canoagem para pais e filhos, ou sessões online sobre questões que preocupam as famílias nestes tempos de pandemia, entre outras.

Para Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, «este é o primeiro passo de um projeto, o Família +, que contribuirá para o enraizamento social que tanto queremos ter na nossa freguesia», que arranca precisamente no mês «em que estamos a comemorar 50 anos do nascimento da Quinta do Conde enquanto aglomerado urbano com as caraterísticas que conhecemos».

A data da abertura do novo espaço contou com um momento de yoga para famílias, a que se seguiu a assinatura de protocolos com as seguintes entidades parceiras:

  • Junta de Freguesia da Quinta do Conde
  • Associação Sócio Cultural e de Capoeira Bem Viver
  • Liga dos Amigos da Lagoa de Albufeira
  • Grupo Desportivo de Alfarim
  • Anam Cara - Associação de Aprendizagem Viva e Consciente
  • Anime – Projeto de Animação e Formação
  • Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo
  • PIPA – Projeto de Inclusão pela Arte
  • Agrupamento de Escolas Michel Giacometti
2020/11/27

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados