Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C
Início

Início da obra de reabilitação da Capela de São Sebastião

Capela sebastia0 site 1 1024 2500

No próximo dia 16 de novembro, segunda-feira, inicia-se a obra de reabilitação da Capela de São Sebastião, na vila de Sesimbra. Os trabalhos estão orçados em 800 mil euros, e beneficiam de uma comparticipação comunitária de 225 mil euros, ao abrigo de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Portugal 2020. O prazo de execução é de um ano.

A reabilitação da capela engloba a consolidação estrutural das paredes e novos revestimentos na nave e na capela-mor, a reposição do arco em cantaria na capela-mor, a execução da cobertura em telha tradicional com o teto interior em madeira, o restauro das cantarias do portal, coro alto e cunhais, a colocação de novo pavimento tradicional, e a construção de uma nova capela mortuária junto ao edifício, que substituirá as atuais instalações anexas à capela da Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro.

Na zona de receção e nova capela mortuária está prevista a criação de uma área funerária alternativa com uma estrutura metálica ligeira e reversível e, no exterior, será criada uma área de apoio logístico às atividades e um pequeno jardim interior com vista sobre o vale e a vila.

O objetivo é devolver a dignidade a este imóvel simbólico e intimamente associado à história de Sesimbra, dando assim continuidade ao programa de recuperação do património edificado do concelho, dinamizado pela autarquia, que tem como exemplos a Fortaleza de Santiago, o Castelo de Sesimbra, a Casa do Bispo, a Moagem de Sampaio, a Casa da Água do Cabo Espichel ou o Aqueduto do Cabo, cuja obra está neste momento em curso.

Importa referir que, devido à montagem do estaleiro para a obra, no dia 16 não será possível estacionar na zona compreendida entre a Rua D. Sancho I e o portão do cemitério. Desta forma, solicita-se aos proprietários das viaturas que ali possam estar estacionadas que as retirem com a brevidade possível para que esta intervenção possa desenrolar-se sem contratempos. A Câmara Municipal agradece a sua colaboração e pede desculpa pelos incómodos que possam ser causados.

2020/11/13

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados