Assembleia Municipal promove debate sobre educação

A comunidade educativa do concelho reuniu-se na Quinta do Conde, no dia 14 de novembro, para participar num debate intitulado O Estado da Educação no Concelho. O convite partiu da Assembleia Municipal que, deste modo, deu continuidade às sessões descentralizadas que tem promovido, como forma de aproximar os cidadãos do Poder Local.
Associações de estudantes e de pais, instituições de solidariedade social, ensino profissional, agrupamentos e grupos parlamentares da Assembleia Municipal puderam assim apresentar os seus pontos de vista publicamente, propor melhorias e transmitir opiniões sobre aquilo que tem sido feito, tanto pela Câmara Municipal, que gere o pré-escolar, o primeiro ciclo e um conjunto de projetos e apoios fundamentais, como pelo ministério, que tem responsabilidade no segundo e terceiro ciclo e secundário.
As dificuldades na contratação e colocação de professores, as condições físicas de escola sede da Navegador Rodrigues Soromenho, a construção do Centro de Apoio Ocupacional para as crianças com necessidades educativas especiais e uma nova escola secundária na freguesia da Quinta do Conde, foram temas transversais ao encontro.
Entre preocupações e alertas, professores, pais e alunos deixaram também alguns desabafos. «Há alunos que trazem maus hábitos de casa e muitos encarregados delegam na escola o seu papel de educar e isso acaba por criar determinadas dinâmicas em sala de aula que tornam impossível o papel do professor», acrescentou um dos diretores.
Por parte dos alunos, foram deixados alguns desafios para que muitos professores encarem a sala de aula como um espaço de conhecimento e de partilha. «Os alunos de hoje já não são como os de antigamente. Hoje a informação chega-nos por todo o lado e os professores muitas das vezes não aceitam que se use por exemplo como apoio a Internet mas nós estamos na era da “net”», justificou um estudante. «Temos alunos que estão entre os melhores do país, temos projetos que ganharam prémios nacionais e temos pessoas que não baixam os braços e todos os dias dão o seu melhor por uma escola pública melhor», reforçou um dos professores presentes.
«Sesimbra é um concelho educador, porque se preocupa com as suas crianças e jovens», começou por dizer Felícia Costa, vereadora responsável pela educação no concelho há vários anos. Na sua intervenção, a autarca lembrou que 10 por cento do valor total do orçamento da Câmara Municipal vai para esta área, o que demonstra uma aposta forte na preparação dos jovens, o que permite que o concelho seja apontado como uma referência a nível nacional.
«Queremos preparar os nossos jovens para que sejam cidadãos completos, responsáveis e atentos» referiu, acrescentando que «por isso a ação da autarquia tem ultrapassado em muito as suas competências».
A apresentação foi complementada com um vídeo que fez o enquadramento do concelho em termos de população jovem e apresentou um conjunto de projetos levados a cabo pela autarquia e investimentos feitos nos últimos anos.
Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal, enalteceu a importância do encontro, sobretudo por se tratar de uma temática tão importante, agradeceu a participação de todos numa sessão que foi, também ela, um contributo para a educação em Sesimbra e leu uma moção que foi aprovada por unanimidade.
* Consulte a Moção