Assembleia Municipal visitou Castelo e Santiago

A Assembleia Municipal de Sesimbra promoveu, no dia 16 de abril, uma visita às freguesias de Santiago e Castelo, em que participou a maioria dos deputados municipais. O Mercado Municipal de Sesimbra, requalificado recentemente pela autarquia, foi a primeira paragem do grupo. «Este é o primeiro ponto da nossa visita, que vai dar a conhecer investimentos e projetos importantes para o desenvolvimento do concelho», referiu Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal, no início da visita.
Felícia Costa, vice-presidente da Câmara Municipal, destacou a importância desta obra e anunciou a inauguração oficial no Dia do Pescador, 31 de maio. «A requalificação do Mercado de Sesimbra era uma das prioridades para o presente mandato. Foi um investimento avultado mas fundamental para dar uma nova vida às atividades que aqui se concentram, apesar dos atrasos que envolveram a candidatura para o financiamento da obra», referiu.
De seguida, a comitiva rumou à Fortaleza de Santiago, onde teve oportunidade de percorrer os espaços onde está a ser instalado o Museu Marítimo. No local, a vice-presidente, que tem também o Pelouro da Cultura, salientou que o Museu «vai surpreender todos e especialmente os sesimbrenses, uma vez que vão poder ficar a conhecer vários aspetos da sua história que provavelmente desconheciam».
Outro dos objetivos desta atividade foi mostrar aos deputados as diligências efetuadas pela autarquia relativamente ao projeto da variante ao Porto de Abrigo, e à recuperação do Santuário do Cabo Espichel.
Em relação à variante, Felícia Costa sublinhou que a importância do Porto de Sesimbra no plano económico e turístico justifica a construção desta alternativa, e que a Ministra do Mar já tem conhecimento desta reivindicação.
No que respeita ao Cabo Espichel, aguarda-se a resposta da Direção-Geral do Tesouro e Finanças relativamente à contraproposta da autarquia, que está disposta a aceitar a ala norte para a requalificar. «Da nossa parte temos feito tudo para devolvermos a dignidade a este local emblemático, e a prova disso são as intervenções feitas na envolvente da Casa da Água», frisou.
Esta iniciativa fez parte das visitas que a Assembleia Municipal promove ao longo dos mandatos com o objetivo de aproximar os deputados municipais da realidade do concelho.