Arquivo Municipal recebe novos fundos documentais

Os fundos documentais do Clube Sesimbrense, o Grémio, como é conhecido, e do professor Amável de Sousa, vão ficar à guarda do Arquivo Municipal de Sesimbra. Os protocolos para integração no Arquivo foram assinados no dia 21 de setembro, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, e pelos detentores dos referidos fundos documentais.
Da parte do Grémio, o compromisso foi assinado por João Cruz, vice-presidente da direção. Quanto ao espólio do professor Amável de Sousa, o acordo foi assinado por Maria Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo, entidade à qual foi cedido o espólio pela família do antigo docente, em 2019.
«Estes acordos dão continuidade a um trabalho de recolha de fundos documentais e espólios que temos vindo a desenvolver há vários anos, e que tem sido fundamental para a sua preservação, e disponibilização à comunidade, meio científico e académico», sublinhou o presidente da autarquia, que agradeceu ao Clube Sesimbrense, à família do professor Amável de Sousa, e à Junta de Freguesia a colaboração com a autarquia.
Para João Cruz, «este dia é um momento importante para preservar e honrar a história do Grémio». O dirigente associativo referiu-se ainda à dinâmica da associação nestes últimos tempos, e a aposta no reforço de atividades culturais.
Em representação da família do professor Amável, a filha, Ana Maria Sousa, que esteve presente na assinatura do compromisso, referiu que a preocupação é que o espólio do pai fique «preservado e assegurado, e que possa vir a ser útil à comunidade», frisou, agradecendo à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal a colaboração prestada.