Câmara Municipal cede direito de superfície de terreno para construção de sede da Sociedade Santanense

A Câmara Municipal e a Sociedade Santanense Instrução e Recreio assinaram, esta manhã, nos Paços do Concelho, um contrato de constituição de direito de superfície de um terreno do domínio público municipal, com 567 metros quadrados, na Corredoura, para a construção da futura sede social desta coletividade.
O acordo reflete o compromisso da autarquia para com a “Santanense”, que há muito aspira à construção de um espaço com condições para o desenvolvimento de projetos que promovam a participação dos cidadãos na vida da comunidade e a salvaguarda e valorização da identidade da freguesia.
«Este é mais um passo na vida desta coletividade marcante na história da freguesia do Castelo, que nos anos mais recentes ganhou uma nova dinâmica. Agora é lançar mãos à obra e olhar para o futuro, com a garantia de que o município estará presente para vos acompanhar neste projeto», afirmou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus. O autarca sublinhou ainda que o movimento associativo «é um parceiro privilegiado das autarquias locais».
Em nome da Sociedade Santanense, que se fez representar por vários membros, o presidente da direção, António José Manta, agradeceu o apoio prestado pela Câmara Municipal e transmitiu a determinação da coletividade. «Hoje é mais um dia importante na vida desta associação e o concretizar de um sonho para os sócios da associação. Vamos partir com vontade de levar este objetivo por diante», disse.
No momento marcou também presença a presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Gomes, que tem acompanhado de perto a vida da coletividade «que tem tido um percurso admirável, apesar dos recursos limitados», afirmou, tendo ainda enaltecido a «resiliência e determinação» dos seus dirigentes.
A Sociedade Santanense Instrução e Recreio foi fundada no dia 1 de junho de 1932, e é uma das mais antigas da freguesia do Castelo. Ao longo dos seus 90 anos dinamizou inúmeras ações junto da comunidade, que promoveram o convívio, o gosto pela leitura, ou as artes, e associou-se a iniciativas como os 30 anos da Associação Internacional de Cidades Educadoras, e participou ativamente em efemérides como o Dia dos Avós, Santos Populares e, mais recentemente, à Festa em Honra de Nossa Senhora da Consolação do Castelo.