Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel

A Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a festividade mais antiga do concelho, realiza-se entre 23 e 26 de setembro.
A data documental das primeiras romarias no Cabo Espichel remete-nos para o ano de 1366.
A partir do século XV, no ano de 1430, o Cabo tornou-se um centro de romarias e procissões por círios de oito freguesias da margem sul, uma da capital e trinta dos arredores de Lisboa.
A Ermida da Memória, elemento central do monumento, situada no topo da escarpa sul da Baía dos Lagosteiros, foi o local onde, segundo a lenda, apareceu em 1410 a imagem da Virgem que deu origem ao culto a Nossa Senhora do Cabo Espichel.
O seu interior é revestido por um conjunto azulejar de dez painéis do século XVIII, que representam a origem do culto e a história do Santuário. São ilustradas as cenas relativas à lenda, ao transporte da Virgem no dorso de uma mula pela escarpa, à construção da Igreja, das hospedarias e do arraial no terreiro. No exterior, virados a sul, dois painéis de azulejo do século XVIII representam santos peregrinos.
Terá sido a este edifício, ou a outro que lhe antecedeu, mas do qual não há registos, que se dirigiram as primeiras peregrinações em culto a Nossa Senhora do Cabo, que atingiram o seu auge no século XVIII, envolvendo as 26 freguesias do aro saloio num ciclo anual de comemorações de cariz religioso e lúdico.
Atualmente, apesar da tradição já não ser o que era, esta festividade continua a atrair centenas de romeiros que aproveitam estes dias para um tempo de reflexão espiritual, num lugar singular.