Prove recebe prémio Projectar um Novo Futuro
Esta classificação deveu-se ao contributo do projecto para o comércio de proximidade entre pequenos produtores e consumidores, para a promoção dos produtos locais e para o reforço da capacidade empresarial dos pequenos produtores, entre outros aspectos.
O prémio foi entregue à Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), entidade interlocutora do Prove – Promover e Vender, na cerimónia de encerramento do evento Projectar um Novo Futuro, que decorreu em Dezembro na FIL.
O projecto decorre há quase três anos e vende mais de 50 cabazes por semana. O êxito da iniciativa deve-se não só à qualidade dos produtos, mas também aos preços praticados e, sobretudo, à relação de proximidade que se estabelece entre produtores e consumidores.
Cada cabaz pesa cinco a sete quilos e custa oito euros. No site www.prove.com.pt é possível escolher mais de 70 produtos, preenchendo uma ficha online que é entregue aos produtores.
Depois do sucesso alcançado em Sesimbra, o Prove expande-se agora a outras regiões do país como o Alentejo, Vale do Sousa, Trás-os-Montes, Minho e Ribatejo.
Em primeiro lugar classificou-se a solução Office Box do Voluntariado, que promove o voluntariado entre vizinhos, enquanto o segundo lugar foi entregue ao projecto de delegação de funções individuais e comunitárias Teatro Fórum e Peritos de Experiência, apresentado pela parceria DiverCidade.