Reabertura ao público dos cemitérios municipais

A partir de amanhã, 11 de março, os cemitérios municipais de Aiana e Quinta do Conde vão voltar a abrir ao público nos horários habituais, depois de terem estado a funcionar apenas para cerimónias fúnebres e com limite de presenças, durante praticamente dois meses, devido à subida alarmante de casos de COVID-19 que se registou em todo o país. O cemitério de Sesimbra reabrirá no dia 15, segunda-feira, por motivo de obras.
A decisão foi tomada tendo por base os efeitos positivos do confinamento, que se estão a traduzir na redução do número de óbitos e de internados. O facto de serem espaços ao ar livre, onde o risco de contágio diminui, e de proporcionarem a muitas pessoas que visitam regularmente as campas dos seus entes queridos um enorme conforto espiritual pesou também na decisão.
Apesar do decréscimo do número de contágios, a situação atual requer ainda bastantes cuidados e, como tal, foram definidas medidas que impeçam os aglomerados de pessoas no interior dos cemitérios e permitam manter a distância de segurança.
Assim, no que respeita a visitas, serão permitidas 10 pessoas em simultâneo em cada cemitério, e duas pessoas por campa, jazigo ou bloco de ossários. Nos serviços fúnebres manter-se-á um máximo de 10 pessoas, com a garantia de presença no funeral de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins, como é referido no n.º 2 do Art.º 29 do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, prorrogado pelo Decreto n.º 3-F/2021, de 26 de fevereiro.