Projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Sampaio distinguido pela Comissão Europeia

O Projeto Erasmus+ EU Inclusion Approaches, que se desenrolou entre 2018-2021 no Agrupamento de Escolas de Sampaio, foi distinguido pela Comissão Europeia com o Prémio Europeu de Ensino Inovador na categoria Learning together, promoting creativity and sustainability in Secondary Education.
O projeto, coordenado pela Finlândia, teve como parceiros escolas da Alemanha, Dinamarca e o Agrupamento de Escolas de Sampaio, onde os professores Carmen Pragana, Gabriela Gonçalves (coordenadora), Luís Varela, Paula Alves, Rui Pereira e Zulmira Martins dinamizaram este projeto, após repto lançado pelo professor Viriato Rodrigues, coordenador inicial do mesmo.
Foi dinamizado em colaboração com instituições locais, nomeadamente Cascuz, Escola Básica do Zambujal e Câmara Municipal de Sesimbra e contou com a participação entusiástica dos alunos e respetivos encarregados de educação, bem como a colaboração de outros alunos, professores, funcionários e da direção da escola que, ao longo dos três anos que durou o projeto, tudo fizeram para que as atividades previstas se pudessem concretizar.
Aquando da candidatura ao prémio obtido, o coordenador finlandês escolheu como imagem simbólica do projeto o mural realizado na Escola Secundária de Sampaio pelo artista João Cruz, com a colaboração de todos os alunos envolvidos no projeto. O prémio foi entregue em Bruxelas em outubro de 2022.