Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Hortas de Sesimbra

O projeto Hortas de Sesimbra pretende dotar o município de equipamentos e projetos comunitários com uma forte componente social dirigida aos munícipes que pretendam utilizar parcelas de terreno, propriedade da Câmara Municipal de Sesimbra, para a implementação de culturas hortícolas, de modo a melhorar a condição de vida do agregado familiar na vertente da subsistência alimentar saudável.

Composto pelas Hortas Solidárias da Quinta do Conde e pelas Hortas Solidárias de Sampaio, o projeto destina-se a famílias e organizações não-governamentais locais, e tem como grande objetivo promover a agricultura em modo tradicional de cariz tendencialmente biológico, como atividade de lazer ou como complemento económico, garantindo, ao mesmo tempo, a sustentabilidade ambiental, a qualidade dos solos, e a biodiversidade, e a produção de espécies vegetais/hortícolas mais saudáveis para os horticultores.

O objetivo passa ainda por fomentar o espírito colaborativo e a apropriação qualificada do espaço público.

Hortas Solidárias da Quinta do Conde

As Hortas da Quinta do Conde foram inauguradas no dia 26 de fevereiro de 2014. O projeto, composto por 92 talhões, com áreas superiores a 50 metros quadrados cada, está implementado num terreno na Várzea da Quinta do Conde, que disponibiliza água para rega, seis abrigos comuns para acondicionar as ferramentas, dois vestuários, sanitários, estufa, zona de compostagem, três zonas de pomares com variedades tradicionais, e zonas de convívio.

Hortas Solidárias de Sampaio

As Hortas Solidárias de Sampaio estão localizadas na Rua Quinta do Texugo, freguesia do Castelo, e foram inauguradas no dia 12 de maio de 2018. O projeto tem 25 talhões com áreas que rondam os 70 metros quadrados, dois canteiros preparados para pessoas com mobilidade reduzida, e um conjunto de equipamentos de apoio, entre os quais sanitários, dois abrigos para ferramentas, zona de compostagem, zona de lazer, pomar com variedades tradicionais, iluminação e pontos de água, que é recolhida num poço existente no local.

Normas e inscrições

O projeto Hortas de Sesimbra tem inscrições permanentemente abertas, possibilitando aos interessados a inscrição durante todo o ano. Os interessados podem inscrever-se pelo e-mail: pescas.ruralidade@cm-sesimbra.pt, ou na Unidade Técnica de Apoio ao Empresário, Pescas e Ruralidade, localizada no Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra, na Av. João Paulo II, N.º 6, em Santana, ou em qualquer dos postos do Balcão Único de Serviços.

Mais informações pelo telefone 21 010 84 43, ou pelo email pescas.ruralidade@cm-sesimbra.pt.

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados