Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

O Universo Infantil de Sophia de Mello Breyner Andersen

5a30   exposicao sophia de melo  1 1024 2500
Exposição Bibliográfica

Sophia de Mello Breyner Andresen foi um dos grandes vultos da cultura portuguesa do século XX. Nascida no Porto, a 6 de novembro de 1919, publicou os primeiros versos em 1940, e foi a primeira mulher a vencer o prémio Camões, em 1999. Para além da sua obra literária, Sophia destacou-se na oposição ao regime salazarista e à guerra do Ultramar, foi apoiante do general Humberto Delgado e fundou a Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos.

Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu em 2004, e uma década depois, o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional, com honras de Estado. Este ano, comemoram-se os cem anos do seu nascimento, data que está a ser assinalada um pouco por todo o país com o envolvimento de dezenas de entidades. A Câmara Municipal de Sesimbra associa-se a estas comemorações com um programa de atividades que se inicia este mês, com uma exposição bibliográfica na Biblioteca Municipal com uma viagem até ao universo infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen, que nasceu das histórias inventadas que contava aos cinco filhos, por recusar o infantilismo de alguma literatura para crianças, das décadas de 40 e 50.

A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta e A Fada Oriana são algumas das obras disponíveis, que nos vão remeter para espaços mágicos, como o mar, a praia, a casa, o jardim e a floresta. As comemorações prosseguem no dia 7 de dezembro, no jardim junto ao Mercado Municipal da Quinta do Conde, com a colocação de uma escultura alusiva aos contos A Floresta e A Árvore, da autoria do artista plástico Hugo Maciel, a pintura de um mural, pelo artista GonçaloMAR, no qual se incluirão os poemas Porque e Um Dia, e a atribuição da designação Jardim Sophia de Mello Breyner Andresen a este espaço verde. O momento cultural conta com a declamação de poemas da escritora, por Vítor de Sousa, acompanhado por som de harpa tocada ao vivo. A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde.

Ilustração: Fernanda Fragateiro

05 Novembro 2019
Local:
Sala de Leitura, Piso 2, Biblioteca Municipal de Sesimbra
AR|DestaquesAR|ExposiçõesExposição
Adicionar a calendário 2019-11-05 11:05:00 2019-11-05 11:05:00 Europe/Lisbon O Universo Infantil de Sophia de Mello Breyner Andersen Sala de Leitura, Piso 2, Biblioteca Municipal de Sesimbra

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados