Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Grutas de Sesimbra em destaque na National Geographic

Neca 1 1024 2500

Na edição de junho da revista National Geographic são desvendadas algumas das maravilhas subterrâneas existentes em Sesimbra. O lago da Sala dos Tubulares, a Sala Grande, a Sala do Manto e um pormenor do topo de uma “árvore” de cristais do Gour das Árvores, uma das estruturas mais delicadas da Gruta do Frade, são algumas das fotografias, da autoria de Francisco Rasteiro, responsável pelo Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA), que ilustram esta viagem pelas «entranhas» do Cabo Espichel e da Serra da Arrábida. De referir que esta não é a primeira vez que as grutas de Sesimbra são motivo de reportagem na edição portuguesa da National Geographic. Em 2002, a publicação deu a conhecer as imponentes galerias, túneis, espeleotemas e o lago profundo da Gruta do Frade.

Nas últimas duas décadas, o NECA tem procurado as ligações entre as várias grutas existentes no concelho de Sesimbra. Atualmente, conhecem-se três quilómetros inventariados de grutas no Sistema do Frade e tudo indica que as várias cavidades, localizadas em diferentes cotas de altitude, umas a cerca de duzentos metros de altitude e outras quase ao nível do mar, estejam ligadas por troços ainda por descobrir, guardando uma das maiores diversidades de espeleotemas do mundo.

Durante o trabalho de inventariação, a equipa conseguiu identificar 35 tipos diferentes de espeleotemas, um registo singular que atraiu a atenção internacional, e que está documentado no livro Sistema do Frade - Classificação dos Espeleotemas e Contribuições para o Conhecimento do Carso da Arrábida Ocidental, da autoria do NECA, e apoiado pela AMRS, editado em 2016. Uma beleza mineral que se estende também às grutas da Utopia, do Fumo, da Furada, do Coelho e do Zambujal.

02 Julho 2018

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados