Nova imagem e nova marca para Sesimbra!
A Câmara Municipal de Sesimbra apresentou, em maio, a sua nova imagem, composta exclusivamente pela palavra “Sesimbra”, um logótipo textual assente no conceito de marca territorial seguido por vários municípios por todo o mundo, e que em Portugal tem já alguns exemplos. O momento incluiu a exibição de um filme do lançamento da marca, a abertura da loja Yes Sesimbra, com uma linha de produtos inspirados nas tradições da vila e na arte de rua que existe no núcleo urbano antigo, ligada às tradições da pesca, e uma conserva de Peixe-espada-preto de Sesimbra.
Na sequência desta mudança, o site oficial foi adaptado à nova imagem e o endereço passou a ser www.sesimbra.pt. O site Visit Sesimbra (www.visitsesimbra. pt), lançado em 2008, foi também totalmente renovado, e apresenta agora novos conteúdos em quatro línguas (português, inglês, espanhol e francês), e uma navegação muito mais fácil e intuitiva, com versão para telemóvel. As redes sociais, atualmente instrumentos de divulgação e promoção essenciais para qualquer destino turístico também foram tidas em conta, e o Visit Sesimbra passou a ter associado Facebook e Instagram.
Uma estratégia de afirmação
«A estratégia de adoção desta nova imagem vai ao encontro daquilo que queremos para Sesimbra, que é a afirmação e promoção do território, assente nas suas potencialidades e recursos», sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus, numa apresentação que contou com a presença de autarcas, representantes de várias entidades, empresários e muitos sesimbrenses. No seu discurso, o autarca salientou ainda que a imagem «é de todos os sesimbrenses, visitantes e agentes económicos», e que «tem uma identificação clara, precisa e diferenciadora», tendo frisado que «vai trazer qualidade e prestígio e Sesimbra». Francisco Jesus referiu ainda que a nova estratégia é igualmente fruto do trabalho de valorização do concelho, realizado pelos últimos executivos, e destacou a persistência de Augusto Pólvora que, afirmou, «mesmo numa conjuntura difícil para o país e para o município, teve a visão de perceber que era preciso ir mais longe e afirmar Sesimbra».
Reforço da identidade visual
Até aqui, Sesimbra tinha um logótipo associado à Câmara Municipal e outro ao Turismo que, embora tivessem uma ligação gráfica, funcionavam de forma independente, fomentando uma separação entre a comunicação para os munícipes e a comunicação para o turista, fragilizando a identidade visual do município. A nova imagem, que prescinde da designação “Câmara Municipal” e centra-se apenas na palavra “Sesimbra”, concilia estas duas vertentes: reforça os laços que unem os cidadãos ao seu município e, ao mesmo tempo, responde aos desafios que se colocam ao nível do turismo, atividade económica fundamental para Sesimbra. Para além disso, o anterior logo era composto por um conjunto de elementos visuais que dificultavam a sua utilização nas redes sociais, em materiais audiovisuais, e mesmo em peças de promoção Outdoor, onde a referência a “Sesimbra” acabava por se perder.
O novo grafismo é composto por uma letra forte e elegante, com grande visibilidade, de fácil leitura e apreensão, nas tonalidades do mar e da serra, que caraterizam Sesimbra. Com recurso à cor, é feito um jogo de palavras que permite salientar o “Sim” de Se-sim-bra, para afirmar um espírito e uma atitude positivos. Esta nova imagem tem várias aplicações para diferentes contextos, desde equipamentos e serviços municipais a viaturas, sinalética, fardamentos e Internet, conferindo maior coerência à imagem e identidade do município.
Yes para o turismo
Tendo em conta a procura cada vez maior por parte de turistas estrangeiros, que atualmente são em maior número que os nacionais, foi criada, dentro do mesmo jogo de palavras “Sim”, a solução Yes Sesimbra, uma versão associada à nova imagem, a aplicar em contextos de divulgação turística, que facilita a comunicação do território nesta vertente. Refira-se que todo o desenvolvimento criativo da marca foi totalmente realizado pelos serviços da autarquia, o que representa, desde logo, uma redução de custos muito significativa. A implementação foi programada de forma a rentabilizar um conjunto de suportes de comunicação relacionados com praias, que são substituídos todos os anos por esta altura, e agrupando um conjunto de necessidades dos serviços, que teriam de avançar, reduzindo, deste modo, os custos associados. Na fase de lançamento foram substituídos os suportes considerados de maior visibilidade e importância e, a partir de agora, a alteração de materiais vai avançar de forma faseada, consoante as necessidades.
Para a Câmara Municipal, a criação de uma marca Sesimbra, única e transversal à comunicação interna e externa, que possa ser “adotada” e assimilada pelos cidadãos, agentes locais e turistas, é um passo essencial e incontornável para a estratégia de marketing territorial do concelho de Sesimbra, com vista à captação de investimento e turismo, à conquista de notoriedade como destino e ao reforço da coesão territorial.