Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Orçamento para 2019 foi aprovado pela Câmara e Assembleia Municipal

Largo do municipio 1 1024 2500

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal aprovaram o Orçamento, as Grandes Opções do Plano e o Mapa do Pessoal, três instrumentos fundamentais para gestão do novo ano económico, que tiveram em conta a realidade local e o contexto económico nacional.

O orçamento para 2019 é de 54,7 milhões de euros, num ano em que tem início um novo e grande ciclo de investimentos, com particular incidência na concretização dos projetos cofinanciados e na continuidade das ações anteriormente programadas, algumas já em execução, e de enorme relevo para a comunidade. É um orçamento que, mais uma vez, vai requerer um enorme rigor em termos de política financeira e orçamental, por forma a garantir a consolidação e aprofundamento dos objetivos estratégicos e modelo de desenvolvimento que têm sido seguidos para o concelho.

Por áreas, a educação volta a ser aquela que tem maior volume de investimento, seguida pelo abastecimento público de água, saneamento e rede viária. As medidas consagradas nos documentos previsionais têm como prioridades potenciar a atratividade de investimentos no território, dinamizar a economia local, aprofundar a requalificação territorial e urbana, preservar a paisagem e os ecossistemas, promover a sustentabilidade ambiental, promover a mobilidade suave (pedonal e clicável), reforçar os serviços de proximidade, nomeadamente ao nível da limpeza e higiene urbana e manutenção do espaço publico, requalificar a habitação social municipal, modernizar o abastecimento de água, concluir a rede de saneamento básico na freguesia do Castelo, apostar na educação, na formação profissional e nas redes de conhecimento, bem como nos equipamentos coletivos, valorizar a cultura e tradições e a identidade local.

Uma referência para o investimento programado em termos de recursos municipais, onde se inclui a aquisição de equipamentos, o melhoramento de instalações e o lançamento do projeto para construção de novo edifício municipal, medidas que, em conjunto com a reestruturação dos serviços da autarquia, e com o reforço do quadro de pessoal, visam a simplificação, flexibilidade e modernização dos procedimentos administrativos e o aumento do nível de satisfação da população relativamente à qualidade dos serviços prestados pela Câmara Municipal.

Trata-se de um orçamento ambicioso que visa responder às necessidades mais prementes da população e garantir projetos decisivos ao desenvolvimento social, económico e sustentável do concelho. A sua execução conta com o empenho e a participação dos trabalhadores do município, dos cidadãos, das instituições, do movimento associativo e dos agentes económicos locais.

2018/12/21

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados