Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

O Cidadão/Cidadã do Século XXI – Que Competências, em debate na 16ª Assembleia Municipal de Jovens

Assemb jovens 7845 1 1024 2500

A reunião da 16ª Assembleia Municipal de Jovens (AMJ) realiza-se no dia 11 de maio, sábado, às 15 horas, no Hotel do Mar. A mesa é presidida por João Pinhal, aluno da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, que terá ao seu lado Lara Morais, da EBI da Quinta do Conde, primeira secretária, e Vicente Almeida, da EB do Castelo, segundo secretário.

Nesta reunião serão discutidas as propostas das escolas participantes no projeto, que este ano é subordinado ao tema O Cidadão/Cidadã do Século XXI – Que Competências. Tal como nas edições anteriores, as propostas aprovadas serão enviadas para a Assembleia Municipal, que as encaminhará para a Câmara Municipal em forma de recomendação.

Para além das propostas, as escolas apresentarão também a sua candidatura ao AM Projeto, que, em caso de aprovação, terão de ser concretizadas durante o próximo ano letivo.

Este ano há também uma novidade no âmbito do funcionamento da AMJ, que é o Período de Antes da Ordem do Dia, durante o qual cada bancada apresentará uma saudação à sua escolha, a fim de ser apreciada e votada.

O projeto conta com a participação da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, Escola Básica Integrada da Boa Água, Escola Secundária de Sampaio, e Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho.

Ainda no âmbito da 16ª AMJ, neste mesmo dia, às 10.30 horas, no Auditório Conde de Ferreira, serão entregues os prémios do 12.º concurso As Cores da Cidadania, que nesta edição contou com 180 trabalhos.
O projeto destina-se às crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, e tem como objetivos sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes, promover a realização de trabalhos inéditos que visem desenvolver o conhecimento e o sentido crítico, e incentivar o sentido artístico e literário através da poesia, composição ou desenho, que promovam a sua relação com a sociedade.

Dinamizada desde 2003 pela Assembleia Municipal de Sesimbra, a Assembleia Municipal de Jovens tem como objetivo fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação através do desenvolvimento da personalidade e do caráter, e proporcionar-lhes maior conhecimento sobre a realidade local e das instituições democráticas. O projeto tem também sido destacado como um bom exemplo de promoção da cidadania, e é uma referência nos projetos educativos das escolas do concelho.

2019/05/07

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados