Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Dia Internacional dos Museus preenchido com várias iniciativas

Visita quinhentista 7246 1 1024 2500

A iniciativa Sesimbra, Memória e Identidade, que teve como tema O Presente e o Futuro das Nossas Devoções Marítimas, realizada no dia 18 de maio, na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, abriu da melhor forma um fim de semana preenchido com atividades dedicadas ao Dia Internacional do Museus.

A sessão contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa, dos presidentes das juntas de freguesia de Santiago, Castelo e Quinta do Conde, pescadores e elementos ligados às comissões de festas, num serão onde se partilharam histórias e vivências ligadas às festas do Senhor Jesus das Chagas, Nossa Senhora do Cabo Espichel e Nossa Senhora da Boa Viagem.

«Mais importante do que falarmos das nossas tradições, é estarmos neste espaço a partilhar as nossas experiências, porque a maior riqueza de qualquer povo são as suas gentes», referiu Felícia Costa.

Esta iniciativa ficou ainda marcada por uma homenagem ao antigo pescador, Serafim Paínho, o “Baúça”, falecido recentemente.

No sábado, o momento alto foi uma visita dramatizada pelo património sesimbrense, que teve como mote as memórias históricas e arquitetónicas da primitiva Póvoa da Ribeira de Sesimbra. Os cerca de cem participantes passaram por alguns dos espaços emblemáticos, entre os quais, a Capela do Espírito Santo dos Mareantes, a Igreja Matriz ou a Fortaleza de Santiago, e foram surpreendidos com momentos de teatro, dança, música, e degustação de produtos locais, o que contribuiu para tornar mais real uma experiência que ficará certamente nas boas memórias de todos.

Neste mesmo dia, mas durante o dia, o Museu Marítimo recebeu a iniciativa Vamos Jogar e Encontrar, promovida pelo Serviço Educativo, na qual participaram várias crianças e respetivos familiares, e que consistiu na construção de um peixe articulado, e visita ao aquário virtual.

Estas iniciativas fazem parte do programa comemorativo do mês dos museus, em Sesimbra, que termina no dia 31 de maio, sexta-feira, às 21 horas, com a sessão de partilha Estórias da Terra e do Mar, que inclui uma visita às coleções museológicas e um apontamento musical.

2019/05/21

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados