Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Castelo de Sesimbra não foi afetado pelo incêndio

Castelo depois incendio 1 1024 2500

A Câmara Municipal informa que o Castelo de Sesimbra não sofreu danos resultantes do incêndio que deflagrou na tarde de 11 de agosto, na envolvente ao monumento. Apesar do muito fumo e de imagens impressionantes que foram sendo divulgadas ao longo da tarde, o fogo nunca pôs em risco a muralha nem a estrutura do Castelo, e não entrou no seu interior, como se chegou a temer.

Hoje de manhã foi feita uma vistoria às muralhas por um arqueólogo, especialista neste tipo de estrutura, que não detetou nenhuma zona danificada, à exceção de uma parte do sistema de iluminação exterior na face norte, que será reparado com a maior brevidade. Proteção Civil e Bombeiros consideram não haver qualquer risco de reacendimento, pelo que o monumento vai estar aberto ao público normalmente.

A existência de um corredor de segurança de cerca de 10 metros em torno do edificado, e a limpeza da muralha, ações realizadas no âmbito da requalificação que está a ser levada a efeito pela autarquia, foram fundamentais para este desfecho. Os materiais das obras de infraestruturação em curso também não foram danificados.

O município agradece a prontidão dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, de todas as corporações da região que acorreram ao local, da GNR e da Proteção Civil. Só a rápida e coordenada atuação destas entidades, em parceria com os técnicos da autarquia, fez com que a ocorrência não tivesse consequências mais graves.

2019/08/12

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados