Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Terceira sessão do Café Memória de Sesimbra

Cafememoria 1 1024 2500 1 1024 2500

À Descoberta dos Sentidos é o tema da terceira sessão do Café Memória de Sesimbra, que decorre no dia 24 de agosto, sábado, das 10 às 12 horas, no Espaço Memória, na Casa do Bispo, em Sesimbra.

No processo natural de envelhecimento, ocorrem várias alterações nos indivíduos, estando entre elas as neurológicas, cognitivas, sensoriais, comportamentais e físicas. A estimulação sensorial caracteriza-se e desenvolve-se através de estímulos dos sentidos primários, ou seja, olfato, tato, visão, audição e o paladar. O objetivo da estimulação sensorial não é fazer reaprender ou até mesmo aprender novas habilidades, mas facilitar respostas adaptativas físicas e emocionais apropriadas, que a maioria das vezes estão armazenadas mas bloqueadas por determinados comprometimentos patológicos.

Nas pessoas com problemas de memória e demências proporciona um sentimento de bem-estar, de felicidade, de valorização da liberdade. Não existindo noções de certo ou de errado, qualquer ação da pessoa sobre o meio é sempre aceite. Desta forma, a pessoa sente-se respeitada e compreendida na sua totalidade. A estimulação sensorial propicia um ambiente agradável, tranquilo e calmo, e promove o relaxamento psicomotor e a qualidade de vida.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, Santa Casa da Misericórdia e Alzheimer Portugal.

Participe nesta sessão dedicada às atividades de estimulação sensorial!

2019/08/14

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados