Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projeto Sesimbra a Bordo apresentado em conferência internacional

Conferencia sesimbra a bordo 1 1024 2500

A apresentação do projeto Sesimbra a Bordo por parte de três alunas e uma professora do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho foi um dos pontos altos do primeiro dia da conferência European Marine Science Educators Association – EMSEA, que decorre de 16 a 20 de setembro, em São Miguel, nos Açores.

A participação da comitiva sesimbrense neste encontro tem como objetivo dar a conhecer o mini-veleiro Sesimbra a Bordo, dinamizado ao abrigo do projeto educativo Leva Portugal ao Mundo, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, que será lançado em pleno Oceano Atlântico, no dia 20 de setembro, a partir da ilha de São Miguel, no âmbito das comemorações oficiais dos 500 anos do início da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, que decorrerão simultaneamente, em Lisboa.

Para além dos representantes do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho estão presentes neste encontro a equipa de coordenação do projeto Leva Portugal ao Mundo, constituída pela equipa Escola Azul – Direção-Geral de Política do Mar e pelo Instituto de Sistemas e Robótica.

O que é o Sesimbra a Bordo

O Sesimbra a Bordo tem como objetivo estimular o trabalho dos alunos das várias escolas do referido agrupamento em torno da decoração, lançamento e monitorização deste mini-veleiro, e apresenta um conjunto de oportunidades educativas muito abrangente, que alcança áreas como a geografia, história, matemática, tecnologias de informação, cidadania, artes, ou língua portuguesa.

Tal como o nome do projeto indica, a ideia é levar Sesimbra e Portugal ao Mundo, uma vez que, quando o barco chega a um novo destino, cria-se a oportunidade efetiva de se promover o contacto entre alunos de diferentes países e culturas.

Na prática, a ideia é reproduzir a antiga mensagem na garrafa, mas à luz do século XXI. No entanto, neste caso, a mensagem segue compilada em várias pen drive, juntamente com ofertas simbólicas, a bordo deste mini-veleiro decorado com motivos alusivos a Sesimbra e a Portugal.

Importa salientar que este barco está equipado com GPS e um transmissor por satélite ligado a um sistema da agência americana National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA, que permitirá monitorizar o seu rumo, depois de ser lançado ao mar.

A Câmara Municipal de Sesimbra acolheu esta iniciativa com muito entusiasmo, apoiando o projeto desde o primeiro momento, pois esta é uma forma de continuar a envolver a comunidade e os alunos de diferentes ciclos de ensino, na implementação de projetos ligados ao mar, de promover a história e o património local e nacional, de interagir e contactar com outras culturas.

Toda a informação sobre o projeto Leva Portugal ao Mundo está disponível no site da Direção-Geral da Política do Mar, www.dgpm.mm.gov.pt/lpm-sesimbra,onde é explicada a metodologia adotada, e referenciados alguns exemplos nacionais e internacionais no âmbito do mesmo.

É ainda possível seguir o Sesimbra a Bordo no site Educational Passages.

2019/09/18

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados