Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia exp doc 1 1024 2500
A exposição bibliográfica O Universo Infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen, patente de 5 a 30 de novembro, na Biblioteca Municipal de Sesimbra, dá início às comemorações do centenário do nascimento da escritora, que têm lugar em vários pontos do concelho. O programa tem o momento alto no dia 7 de dezembro, no jardim junto ao Mercado Municipal da Quinta do Conde, com a colocação de uma escultura, a pintura de um mural e a atribuição da designação Jardim Sophia de Mello Breyner Andresen a este espaço verde.

Sophia de Mello Breyner Andresen foi um dos grandes vultos da cultura portuguesa do século XX. Nascida no Porto, a 6 de novembro de 1919, publicou os primeiros versos em 1940, e foi a primeira mulher a vencer o prémio Camões, em 1999. Para além da sua obra literária, Sophia destacou-se na oposição ao regime salazarista e à guerra do Ultramar, foi apoiante do general Humberto Delgado e fundou a Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu em 2004, e uma década depois, o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional, com honras de Estado.


Este ano, comemoram-se os cem anos do seu nascimento, data que está a ser assinalada um pouco por todo o país com o envolvimento de dezenas de entidades. A Câmara Municipal de Sesimbra associa-se a estas comemorações com um programa de atividades que se inicia em novembro, com uma exposição bibliográfica na Biblioteca Municipal sobre o universo infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen, que nasceu das histórias inventadas que contava aos cinco filhos, por recusar o infantilismo de alguma literatura para crianças, das décadas de 40 e 50.

A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta e A Fada Oriana são algumas das obras disponíveis, que nos vão remeter para espaços mágicos, como o mar, a praia, a casa, o jardim e a floresta. As comemorações prosseguem no dia 7 de dezembro, no jardim junto ao Mercado Municipal da Quinta do Conde, com a colocação de uma escultura alusiva aos contos A Floresta e A Árvore, da autoria do artista plástico Hugo Maciel, a pintura de um mural, pelo artista GonçaloMAR, no qual se incluirão os poemas Porque e Um Dia, e a atribuição da designação Jardim Sophia de Mello Breyner Andresen a este espaço verde.

O momento cultural conta com a declamação de poemas da escritora, por Vítor de Sousa, acompanhado por som de harpa tocada ao vivo. A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde.

De 5 a 30
EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA
O Universo Infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen
Sala de Leitura, Piso 2, Biblioteca Municipal de Sesimbra

Ilustração: Fernanda Fragateiro 

2019/10/31

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados