Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Eleito Por um Dia marca o arranque da 17ª Assembleia Municipal de Jovens

Eleito por um dia 1  1 1024 2500

Durante alguns dias, vários alunos de estabelecimentos de ensino do concelho de Sesimbra vão acompanhar os presidentes da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e juntas de freguesia, no âmbito da iniciativa Eleito Por Um Dia, que este ano é subordinada ao tema Proteger e valorizar o habitat natural na comunidade local e no mundo. Qual é o nosso contributo?

Nesta atividade, integrada no programa da 17ª Assembleia Municipal de Jovens, os participantes vão conhecer as funções, exigências e dificuldades dos autarcas na sua atividade diária, e alguns dos projetos essenciais ao desenvolvimento do concelho.

Para além do Eleito Por um Dia, e de outras atividades já consolidadas nas edições anteriores, como uma visita de estudo, a eleição da Mesa e a reunião da AMJ, ou o AM Projeto, a AMJ volta a inovar com a iniciativa Deputado Europeu Por um Dia, em que serão convidados dois deputados portugueses do Parlamento Europeu para a visitar as escolas, e dar a conhecer as suas responsabilidades no órgão legislativo da União Europeia.

Trata-se de mais uma experiência bastante enriquecedora para os mais novos e, certamente, um importante contributo para a afirmação e reconhecimento da AMJ como um projeto de promoção da cidadania e da formação das novas gerações.

A AMJ engloba ainda a 13.ª edição do concurso As Cores da Cidadania, destinado para os alunos dos 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, e do 2.º ciclo do ensino básico. O objetivo é incentivar a realização de trabalhos em forma de poesia, composição, desenho e texto ilustrado, alusivos ao tema da 17.ª AMJ. Os professores serão também convidados a participar neste projeto, mas na área da fotografia.

À semelhança dos anos anteriores, os trabalhos premiados poderão ser apreciados pelo público em geral, numa exposição que irá decorrer de 30 de abril a 13 de maio.

Dinamizada desde 2003, pela Assembleia Municipal de Sesimbra, com o objetivo de promover as competências dos mais novos, o espírito de cidadania, a participação, e o conhecimento da realidade que os rodeia, a AMJ já envolveu largas centenas de alunos e dezenas de professores dos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho.

2020/02/12

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados