Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Lançado concurso para transportes públicos na AML

Lancamento concurso rodoviario aml 1 1024 2500

O concurso púbico internacional para aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros na Área Metropolitana de Lisboa, no valor de 1,2 mil milhões de euros, foi lançado no dia 18 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém.

A sessão contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, de João Pedro Matos Fernandes, do presidente do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do presidente do conselho de administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, João Carvalho, do primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, e dos presidentes dos municípios que compõem a AML, entre os quais Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

«Para o município e para os cidadãos será um salto qualitativo e quantitativo enorme em termos de mobilidade e serviço público de transporte», sublinhou o presidente da Câmara Municipal. «Com esta nova operação, que se estima estar no terreno no segundo semestre de 2021, o município de Sesimbra terá um aumento da oferta, em termos de horários, linhas e frequências, superior a 50 por cento face ao existente», garantiu.

Francisco Jesus lembrou ainda que «o esforço anual para a autarquia sesimbrense nesta operação, é de cerca de 1,2 milhões de euros», afirmando que será uma «mais-valia para todos os munícipes, e traduzir-se-á numa revolução na mobilidade face ao que hoje conhecemos, com enormes benefícios ambientais».

O concurso tem uma abrangência temporal de sete anos e envolve a a expansão e criação de novos circuitos e o aumento de mais transportes em dias úteis, dentro e fora das horas de ponta, ao fim de semana, e à noite. Resulta do trabalho desenvolvido durante cerca de dois anos pela Área Metropolitano de Lisboa e pelos municípios que a compõem, que teve por base vários estudos para desenhar uma nova rede de transportes em todo o território da AML.

Os veículos, independentemente dos operadores, circularão com uma marca e imagem únicas, a Carris Metropolitana.

2020/02/18

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados