Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Regras para acesso e permanência nas praias de Sesimbra

Abertura epoca balnear 2020 1 1024 2500

As praias de Sesimbra estão prontas para receber mais uma época balnear, que oficialmente tem início a 13 de junho.

Este ano, devido à prevenção do contágio por COVID-19 foram tomadas uma série de medidas, entre as quais a criação de corredores diferenciados para entrada e saída do areal nas praias da vila de Sesimbra ou colocação de informação com as principais regras a ter em conta no areal, nos apoios de praia ou nos wc públicos. Por indicação das autoridades de saúde não foram instalados lava-pés, por serem potenciais focos de transmissão.

Para ajudar os banhistas a conhecer e respeitar estas novas regras estarão ao serviço sete monitores de praia contratados pela autarquia, que iniciarão a sua atividade ainda este mês. Os concessionários terão também que garantir um conjunto de indicações, entre as quais o afastamento dos toldos e a criação de corredores de circulação.

O número de utentes por zona balnear do município foi definido e divulgado pela Agência Portuguesa de Ambiente para cinco das zonas balneares do concelho. Assim, as praias da vila de Sesimbra terão uma capacidade para 5800 pessoas em simultâneo, 3 mil das quais na Praia do Ouro e Prainha e 2800 na Praia da Califórnia. Na Costa Oeste, a Lagoa de Albufeira-mar terá uma capacidade para 3700 pessoas, o Moinho de Baixo/Meco, 3300 pessoas e as Bicas 800 pessoas. A ocupação de cada praia pode ser consultada na aplicação Infopraias, da Agência Portuguesa de Ambiente, em tempo real. A cor verde indicará uma ocupação baixa, a cor amarela uma ocupação média e a cor vermelha uma ocupação plena, que não deve ser excedida.

Para além da aplicação, as praias do Ouro, Califórnia, Lagoa-mar e Lagoa-interior, Amieira, Moinho de Baixo, Bicas e Foz terão, a partir da próxima semana, bandeiras colocadas pela Câmara Municipal, que sinalizarão a ocupação com as mesmas cores.

Refira-se que a partir de amanhã entrarão em funções os nadadores-salvadores que, nas zonas concessionadas são da responsabilidade dos respetivos concessionários enquanto que na Lagoa-interior e nas e Bicas são contratados pela Câmara Municipal. No eixo Lagoa-meco circulará, como habitualmente, a viatura AMAROC que estenderá a vigilância até à praia da Foz.

Este ano, o concelho volta a ter quatro bandeiras azuis: Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo e Lagoa-mar. Duas destas praias, Ouro e Moinho de Baixo, hasteiam de novo o galardão de Praia Acessível. Para além disso, cinco das praias do concelho têm Qualidade de Ouro, símbolo atribuído pela Quercus para a qualidade das águas balneares. São elas Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo, Bicas e Lagoa-mar.

Por motivos de segurança e de prevenção, este ano os areais de Sesimbra não terão as habituais Bibliotecas de Praia, que acompanham o verão do concelho há três décadas.

 

App InfoPraia
 

2020/06/12

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados