Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara Municipal promove participação e cidadania

Artboard 6logo 1 1024 2500

Para reforçar o envolvimento dos munícipes e dos visitantes na vida do concelho, a Câmara Municipal de Sesimbra vai lançar, no início de setembro, a aplicação Nós Sesimbra, uma ferramenta digital que permitirá que qualquer cidadão comunique situações anómalas que detete no espaço público, a qualquer hora e em qualquer local, de forma simples, rápida, e sem custos acrescidos, utilizando o telemóvel ou o computador.

Um sinal de trânsito danificado, um buraco no pavimento ou no passeio, roturas de água, monos ou resíduos colocados indevidamente na via pública, e tantas outras pequenas ocorrências que muitas vezes são difíceis de detetar pelos serviços podem, desta forma, ser comunicados pelos cidadãos que, assim, têm a oportunidade de participar ativamente na melhoria da qualidade de vida do concelho de Sesimbra.

Como reportar uma ocorrência

Depois da aplicação instalada no telemóvel, é muito fácil reportar uma ocorrência. Basta escolher a categoria (espaços verdes, limpeza, trânsito são alguns exemplos), indicar o local (pode assinalar a morada através do mapa na aplicação), preencher os dados pessoais e enviar. É possível juntar uma pequena descrição ou anexar uma foto para complementar a informação. Caso não disponha no momento de acesso à internet, pode preencher o formulário e enviar mais tarde.
A aplicação Nós Sesimbra está também disponível nos computadores pessoais, bastando para isso ir ao site sesimbra.pt, área de balcão digital e escolher a ligação Nós Sesimbra, ou à página de Facebook da autarquia que disponibilizará o formulário.

Acompanhamento de processos

Uma das grandes vantagens desta aplicação é permitir receber informação sobre cada passo do processo por e-mail ou SMS. Podem também subscrever-se ocorrências já reportadas por outros utilizadores da aplicação. Cada registo ativo fica visível num mapa, a partir do qual se escolhe a ocorrência a seguir. A partir desse momento, os serviços municipais são informados que houve uma nova notificação em relação àquela ocorrência, e o novo utilizador passa a receber também informação sobre a sua evolução por mail ou SMS.

O que acontece quando reporto uma ocorrência

A ocorrência reportada é enviada para o serviço municipal com responsabilidade na categoria selecionada. Os trabalhadores da autarquia realizam as ações necessárias para resolver a situação identificada e quem enviou a ocorrência é informado por e-mail ou SMS sobre o ponto de situação, com um agradecimento pelo seu contributo para a melhoria do concelho.

Acompanhamento mensal dos principais temas

Para além da informação disponibilizada por SMS e e-mail sobre o andamento de cada processo, acompanhamento dos principais temas e do seu desenvolvimento será feito mensalmente no folheto informativo Nós Sesimbra e no site da autarquia, em Sesimbra.pt.

A plataforma será ainda complementada por uma linha telefónica gratuita para a qual podem também ser reportadas ocorrências.

A aplicação Nós Sesimbra – Participação e Cidadania ficará disponível para telemóvel (em versão Android e iOS), no site e no Facebook da Câmara Municipal.


Política de privacidade

2020/08/19

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados