Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Início do ano letivo

Escola basica quinta conde 1 1024 2500

Depois de praticamente meio ano afastados fisicamente, alunos, professores e funcionários regressam esta semana à escola e às aulas presenciais, tão importantes para o processo de ensino e aprendizagem. Não será o regresso em pleno, que todos gostaríamos, pois o contexto de pandemia obriga a um conjunto de medidas excecionais de distanciamento. No entanto, será um regresso preparado com grande empenho e profissionalismo por professores, educadores, auxiliares, pais e restantes elementos da comunidade educativa, que nas últimas semanas fizeram tudo o que estava ao seu alcance para aproximar o mais possível este reinício da normalidade.

Implementaram-se procedimentos e planos de contingência, criaram-se corredores de circulação, afixou-se sinalética informativa e direcional, definiram-se horários desfasados, reorganizaram-se salas de aula e restantes espaços para garantir o distanciamento, adquiriu-se equipamento de proteção e higienização, e definiram-se regras de conduta. Este trabalho imenso permite-nos agora encarar o regresso à escola com otimismo.

A Câmara Municipal esteve presente em todo este processo e, como habitualmente, teve um papel importante na preparação de mais um ano letivo. Desta vez, aos habituais apoios ao nível dos transportes, componente de apoio à família (CAF), refeições e às famílias em situação de maior vulnerabilidade, acrescentam-se a aquisição de equipamento de higienização e proteção, apoio na implementação de medidas de proteção e segurança e disponibilização de sinalética de apoio, para complementar toda a sinalética instalada pelas escolas.

Os Serviços e Projetos Educativos vão, desta vez, ser muito condicionados pelas regras de prevenção em vigor, no entanto, para que possam manter-se, muitos dos conteúdos propostos pelos serviços vão ser transformados em formato audiovisual e ser disponibilizados online.

Neste contexto educativo, as novas tecnologias têm tido papel decisivo e como tal, vai ser lançado brevemente, o portal Sesimbra Educar em Rede, onde estará reunida toda a informação referente à educação no concelho de Sesimbra, como lista e contactos da rede escolar, projetos, parcerias, planos de contingência acesso à plataforma SIGA, materiais de apoio dos Serviços e Projetos Educativos, informação de agenda e notícias.

Como se sabe, era intenção do município que as obras de ampliação da Escola Básica n.º 2 da Quinta do Conde estivessem concluídas neste arranque do ano letivo, no entanto, devido à pandemia, o final da obra sofreu alguns atrasos que levaram a autarquia a optar por abrir apenas duas salas de jardim-de-infância nesta fase e por agendar o funcionamento em pleno do equipamento no arranque do segundo período, em janeiro de 2021.

Será um ano letivo atípico e exigente, que colocará muitos desafios a professores, pais, alunos, funcionários e técnicos da autarquia. No entanto, será um passo de extrema importância para a formação de crianças e jovens que estavam há praticamente meio ano sem contacto presencial com a escola.

2020/09/18

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados