Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivos Associativos

Arquivos Associativos

FANUFISE - Fundo Associação Numismática Filatélica de Sesimbra

anufise

A coleção da Associação Numismática e Filatélica de Sesimbra resultou da descoberta de um conjunto de documentação, supostamente esquecida ou abandonada, durante a recuperação do imóvel no nº 14 da Rua Aníbal Esmeriz, na vila de Sesimbra.

A Associação Numismática e Filatélica de Sesimbra foi fundada em 20-11-1978.

Esta coleção está organizada em 4 caixas desacidificadas, ocupando 1,5 metros lineares. O acervo estende-se por um período cronológico entre 1905? e 2004. Do acervo documental destacam-se documentos como 1 livro de caixa, folhetos de divulgação de exposições, 2 maços de documentos de receita e despesa, 3 maços de correspondência recebida/expedida, 2 livros de existências e 29 boletins informativos.

 

FASMS - Fundo Associação de Socorros Mútuos Marítima e Terrestre da Vila de Sesimbra

arquivo-socorros-mutuos

A Confraria do Espírito Santo da Corporação Marítima de Sesimbra tem existência desde a Idade Moderna, tendo construído a extinta Capela e Hospital do Espírito Santo nos finais do séc. XV.

A fundação do Hospital deve-se a uma primitiva Confraria do Corpo Santo, uma das primeiras corporações de pescadores que existiu no país, e que se revestia de uma benemérita ação de auxílio mútuo, espiritual e financeiro dos seus associados, dentro do espírito das organizações mestrais da Idade Média.

Por Decreto de 4 de Outubro de 1894, esta Confraria passa a ser designada por Associação de Socorros Mútuos Marítima e terrestre da Vila de Sesimbra.

Trata-se de uma associação com fins de solidariedade social e doutrina cristã. Tinha como missão o apoio aos seus associados ao nível da saúde, através da disponibilização de um médico, apoio à maternidade, pagamento de medicamentos, atestados médicos aos sócios doentes e atribuição subsídios de doença ou de funerais. A associação promovia ainda a instrução e educação dos sócios, sobretudo em cursos noturnos, propôs-se a realizar uma biblioteca, assim como celebrar conferências de carácter moralizador e instrutivo.

Desconhece-se a razão pela qual esta documentação estava na massa documental existente no Arquivo Municipal de Sesimbra. Uma vez identificada, esta documentação foi retirada dos Fundos Câmara Municipal e Administração do Concelho, tendo-se constituído um Fundo Documental à parte. Este Fundo foi organizado, tendo em conta a documentação existente e suas tipologias, e ainda após um apurado estudo dos seus Estatutos. A maioria da documentação deste fundo encontra-se em muito mau estado de conservação. Este fundo ocupa cerca de 3 metros lineares (16 caixas), tendo como balizas temporais 1870 e 1936.

 

FBVS - Fundo Associação dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra

arquivo-bombeiros

Desconhece-se a data exata da fundação da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Cezimbra, embora se considere que terá sido na mesma data da fundação da Associação dos Bombeiros de Lisboa, por volta de 1903, como é mencionado nos estatutos da referida associação, tendo esta realizado o seu centenário em 2003.

No início do século XX eram as câmaras municipais que tinham a seu cargo o combate aos incêndios, e a edilidade de Sesimbra não detinha recursos para o socorro a incidentes de grandes dimensões.

A 11 de junho de 1902, deflagrou um grave incêndio na Fábrica Nacional de Conservas, o maior e mais importante estabelecimento fabril de Sesimbra, onde hoje está o Sana Park Hotel, ameaçando todo o bairro envolvente. Receando o avançar das chamas o Administrador do Concelho, solicitou auxílio aos Bombeiros de Setúbal, sem os quais não teria sido possível dominar este grave incidente.

No dia 15 de julho de 1902 realizou-se a 1ª reunião na qual foram esboçadas as linhas gerais dos futuros Bombeiros de Sesimbra, com o apoio real do rei D. Carlos e de alguns notáveis e beneméritos da terra.

Este fundo, está organizado em 12 caixas, ocupando 4 metros lineares.

  • FBVS - Fundo Associação dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra

    SC Constituição e Regulamentação (1903 a 1977)
    • SR Constituição/Estatutos
    • SR Regulamentação
    • SR Legislação
    SC Órgãos da Associação (1904 a 2003)
    • SR Livro de actas
    • SR Correspondência recebida/expedida
    • SR listagens de nomes e moradas
    • SR Corpos gerentes
    • SR Programas de festas de aniversário
    • SR Espetáculos
    • SR Certificados
    SC Gestão Financeira (1902 a 1944)
    • SR Documentação de receita/despesa
    • SR Apólices de seguros
    SC Gestão de Património (1929 a 1981)
    • SR Inventário dos bens móveis/imóveis
    SC Gestão de Recursos Humanos (1902 a 1962)
    • SR Corpo activo dos bombeiros
    • SR Cadernetas dos bombeiros
    • SR Concursos
    • SR Ordens de serviço
    • SR Avisos
    SC Escala de sinais de apitos (S/data)
    SC Autocolantes (S/data)
    SC Hymno dos Bombeiros Voluntários de Cezimbra (1929)
    SC Folhetos e Brochuras (1989)
    SC Impressos de secretaria (1927 a 1965)
    SC Poemas (1990)
    SC Livro de Visitantes (S/data)SC Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra (1927 a 1968)
    SC Obras e Construção (1902 a 1986)
    SC Publicações periódicas (1877 a 1996)
    SC Coleção Fotográfica (1945 a 1995)

     

 

FGDS - Fundo Grupo Desportivo de Sesimbra

arquivo-desportivo-sesimbra

O Grupo Desportivo Sesimbra é um clube multidesportivo português, localizado na vila de Sesimbra. Foi fundado a 10 de agosto de 1947, resultante da fusão de três clubes de futebol de Sesimbra: União Futebol Sesimbra fundada em 27 de Novembro de 1915, Vitória Futebol Club fundada em 20 de Novembro de 1927 e o Ases Futebol Clube, fundado em 4 de Abril de 19318Fonte de informação: GDS, História do Gimno-Desportivo de Sesimbra, Comissão Administrativa, Sesimbra, 31 de Dezembro de 1979.

As modalidades que desenvolve são o futebol, o hóquei em patins, o voleibol, o fitness, a natação e o badminton, para além de outras atividades praticadas ao longo da sua história.

Os dirigentes e associados chegaram à conclusão que, para O Sesimbra, como é vulgarmente conhecido, alcançar maior projeção ao nível do desporto nacional, só deveria haver um único clube. Esse clube viria a designar-se por Grupo Desportivo de Sesimbra.

A 22 de Abril de 1977 foi inaugurado oficialmente o pavilhão gimnodesportivo, aspiração de todos os sesimbrenses.

A 10 de agosto de 2008 é inaugurado o complexo desportivo - piscina e sala de desporto, dia marcante para a vida do clube, dia em que comemorou também 61 anos de existência9Fonte de informação: URL: http://www.gdsesimbra.pt/conteudos/SystemPages/page.asp?art_id=1. [Consultado em 12-07-2018]. Em 10 de agosto comemora o seu aniversário, sendo o clube desportivo mais antigo do concelho de Sesimbra, desenvolvendo uma ampla prática desportiva.

O Grupo Desportivo de Sesimbra cede um importante acervo documental com interesse histórico, tendo em vista a sua salvaguarda, e deste modo, preservar a memória do movimento associativo do concelho de Sesimbra.

Este fundo está organizado em 8 caixas, ocupando 1,5 metros lineares. O acervo estende-se por um período cronológico entre 1929 e 2009. Do acervo documental destacam-se documentos como o termo de posse; Livros de actas da Direcção; Livro de História do Grupo Desportivo de Sesimbra; Livro de registo de credores e valores de Victória Clube de Sesimbra; Maço de recortes de pagamentos das cotas mensais.

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados