Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivos Eclesiásticos

Arquivo Eclesiásticos

 

FSCMS - Fundo Santa Casa da Misericórdia Sesimbra

arquivo-santa-casa

As Misericórdias, cuja origem remonta aos finais do século XV (1498 – fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) são confrarias/ irmandades de vocação caritativa, orientada pelos princípios estabelecidos pelas obras de misericórdia, as corporais e as espirituais, que constituem os termos do Compromisso da Misericórdia.

A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra remonta ao princípio do século XVI e, à semelhança das restantes Misericórdias, começou por ser uma associação de leigos responsáveis pela fundação e administração de hospitais, pelo acompanhamento e assistência aos mais desfavorecidos, aos casos de doença e e pobreza, apoio ao enterro dos mortos, aos presos e aos condenados à morte.

O Fundo Documental da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra encontra-se em regime de depósito à guarda do Arquivo Municipal desde 2001. Nesse período estabeleceu-se um protocolo entre a autarquia e a Santa Casa de Misericórdia de Sesimbra, válido por 50 anos, automaticamente renovável por igual período.

O fundo, datado de 1554 a 1978, é de valor histórico e grande diversidade documental, de entre os quais se destacam: cartas de posse, termos de eleição, correspondência, livros de contas, documentos relativos a penhoras, foros, testamentos, certidões, escrituras de aforamentos e de enfiteutação, registos de óbitos, a relação de expostos, apoio a donzelas, livros religiosos (missais, cânticos), periódicos e sentenças.

Este acervo ocupa 14 metros lineares, é formado por 123 livros, 136 maços e 136 peças, estando esta documentação acondicionado em 45 caixas desacidificadas.

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados