Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivos Especiais

CCM - Coleção Cartográfica do Município

arquivo-cartografia

A Câmara Municipal de Sesimbra mandou produzir e adquiriu diversa cartografia, planos e projectos originais ou copiados, no exercício da sua atividade, que se reuniu numa coleção na sequência de transferência para o Arquivo Municipal, que ocorreu entre os anos de 2001 e 2017.

Entre os originais já processados arquivisticamente destaca-se o Plano Diretor Municipal (1989/90); Estudo de Ordenamento do Concelho de Sesimbra; Plantas da Vila de Sesimbra (1905/2013); Carta Militar de Portugal Apostiça (Sesimbra) e Setúbal (1941); Carta Corográfica de Portugal (1973), recolha aérea de informação geográfica (2007). Esta documentação está acondicionada na mapoteca, existindo algumas digitalizações de plantas e projetos da vila de Sesimbra. A coleção está aberta a novas transferências tendo de momento cerca de 2400 registos em folha de recolha de dados, ocupando na referida mapoteca 3 módulos dividido em 12 gavetas e ainda 3 bobines de recolha de informação geográfica. Esta coleção estende-se por um período cronológico entre 1905 e 2013.

 

FCTMJM - Fundo Cineteatro Municipal João Mota

arquivo-cineteatro

Este fundo é constituído pela documentação proveniente do Cineteatro Municipal, através de transferências para o arquivo municipal.

O Cineteatro Municipal João Mota foi inaugurado no dia 14 de Abril de 2007 e está localizado no edifício do antigo Cinema, totalmente recuperado pela autarquia, que inclui também a Biblioteca Municipal, inaugurada em 2005. Trata-se de um auditório polivalente preparado para receber espetáculos de música e dança, teatro, cinema, conferências, seminários e congressos.

O fundo comporta documentos provenientes do trabalho realizado no cineteatro e entre os originais já processados arquivisticamente destacam-se os cartazes de divulgação das iniciativas e filmes integrados na programação cultural. A coleção de Cartazes/Documentos icónicos do Arquivo Municipal Sesimbra está aberta a novas transferências tendo de momento cerca de 1809 registos em folha de recolha de dados. Este fundo ocupa fisicamente na mapoteca 1 módulo e 4 gavetas, 50 rolos em cartão desacidificado, ocupando cerca de 5 metros lineares em 4 berços nas estantes rolantes, com a baliza temporal de 1984 a 2011.

 

CLP - Coleção de Legislação Portuguesa

arquivo-legislacao

A coleção de legislação portuguesa à guarda do arquivo municipal pretende dar a conhecer uma variada coletânea sobre legislação de alto interesse histórico. A documentação, proveniente dos serviços da Câmara Municipal de Sesimbra, foi transferida para o Arquivo Municipal ao longo dos anos.

Esta coleção é composta por 1228 livros, ocupa em depósito cerca de 115 metros lineares, compreende o período cronológico entre 1878 e 2010.

 

CMBPI - Coleção Municipal de Bilhetes-Postais Ilustrados

arquivo-postais

A coleção foi constituída, por compra ou doação, pela Câmara Municipal de Sesimbra, através do Arquivo Municipal, de forma a enriquecer as fontes iconográficas disponíveis e preservar documentação relevante para a história do município. Ao nível do âmbito e conteúdo, a coleção é constituída por bilhetes-postais ilustrados maioritariamente associados a perpectivas da paisagem e do quotidiano das vivências no concelho de Sesimbra. Esta coleção também contempla postais de Ourique, Troia e Montijo.

Esta coleção está acondicionada em 1 caixa desacidificada.

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados