Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivos Especiais

CCM - Coleção Cartográfica do Município

arquivo-cartografia

A Câmara Municipal de Sesimbra mandou produzir e adquiriu diversa cartografia, planos e projectos originais ou copiados, no exercício da sua atividade, que se reuniu numa coleção na sequência de transferência para o Arquivo Municipal, que ocorreu entre os anos de 2001 e 2017.

Entre os originais já processados arquivisticamente destaca-se o Plano Diretor Municipal (1989/90); Estudo de Ordenamento do Concelho de Sesimbra; Plantas da Vila de Sesimbra (1905/2013); Carta Militar de Portugal Apostiça (Sesimbra) e Setúbal (1941); Carta Corográfica de Portugal (1973), recolha aérea de informação geográfica (2007). Esta documentação está acondicionada na mapoteca, existindo algumas digitalizações de plantas e projetos da vila de Sesimbra. A coleção está aberta a novas transferências tendo de momento cerca de 2400 registos em folha de recolha de dados, ocupando na referida mapoteca 3 módulos dividido em 12 gavetas e ainda 3 bobines de recolha de informação geográfica. Esta coleção estende-se por um período cronológico entre 1905 e 2013.

A coleção encontra-se em tratamento, não dispondo de quadro de classificação definitivo.

 

FCTMJM - Fundo Cineteatro Municipal João Mota

arquivo-cineteatro

Este fundo é constituído pela documentação proveniente do Cineteatro Municipal, através de transferências para o arquivo municipal.

O Cineteatro Municipal João Mota foi inaugurado no dia 14 de Abril de 2007 e está localizado no edifício do antigo Cinema, totalmente recuperado pela autarquia, que inclui também a Biblioteca Municipal, inaugurada em 2005. Trata-se de um auditório polivalente preparado para receber espetáculos de música e dança, teatro, cinema, conferências, seminários e congressos.

O fundo encontra-se em tratamento, não dispondo de quadro de classificação definitivo.

O fundo comporta documentos provenientes do trabalho realizado no cineteatro e entre os originais já processados arquivisticamente destacam-se os cartazes de divulgação das iniciativas e filmes integrados na programação cultural. A coleção de Cartazes/Documentos icónicos do Arquivo Municipal Sesimbra está aberta a novas transferências tendo de momento cerca de 1809 registos em folha de recolha de dados. Este fundo ocupa fisicamente na mapoteca 1 módulo e 4 gavetas, 50 rolos em cartão desacidificado, ocupando cerca de 5 metros lineares em 4 berços nas estantes rolantes, com a baliza temporal de 1984 a 2011.

 

CLP - Coleção de Legislação Portuguesa

arquivo-legislacao

A coleção de legislação portuguesa à guarda do arquivo municipal pretende dar a conhecer uma variada coletânea sobre legislação de alto interesse histórico. A documentação, proveniente dos serviços da Câmara Municipal de Sesimbra, foi transferida para o Arquivo Municipal ao longo dos anos.

Esta coleção é composta por 1228 livros, ocupa em depósito cerca de 115 metros lineares, compreende o período cronológico entre 1878 e 2010.

 

CMBPI - Coleção Municipal de Bilhetes-Postais Ilustrados

arquivo-postais

A coleção foi constituída, por compra ou doação, pela Câmara Municipal de Sesimbra, através do Arquivo Municipal, de forma a enriquecer as fontes iconográficas disponíveis e preservar documentação relevante para a história do município. Ao nível do âmbito e conteúdo, a coleção é constituída por bilhetes-postais ilustrados maioritariamente associados a perpectivas da paisagem e do quotidiano das vivências no concelho de Sesimbra.

As edições dos postais são de vários autores tais como: Fernando F. Lopes; António Passaporte "Loty"; José Arsénio; Pró-Sesimbra; Union Postale Universelle; Idaleciano Cabecinha e Américo Ribeiro.

Esta coleção também contempla postais de Ourique, Troia e Montijo. Está acondicionada numa caixa desacidificada e encontra-se em tratamento, não dispondo de quadro de classificação definitivo.

CAVM - Coleção Audiovisual do Município

A coleção foi constituída por força do trabalho desenvolvido pelo serviço de informação e relações públicas da autarquia, que tem a função de efectuar o acompanhamento audiovisual das iniciativas no concelho de sesimbra. Por forma a enriquecer o Arquivo Audiovisual foi criada esta coleção tendo em conta o princípio da proveniência. Esta coleção é a 1ª transferência do serviço de informação e relações públicas no ano 2006.

A colecção é constituída por cerca de 81 cassetes audio; 527 cassetes audiovisual Beta Matic e 283 cassetes audiovisual VHS, ocupando 8 metros lineares. Ao nível do âmbito e conteúdo, a colecção é formada por filmes onde são abordados temas como: 25 de Abril – Comemorações; Jogos Populares; Costa Azul; Desfiles de Escolas de Samba; Cegadas; Festa do Peixe; Procissão do Senhor Jesus das Chagas; Hastear da Bandeira Azul; Visita a Escolas, Naufrágio do "Menino de Deus", Naufrágio do Bolama, Gruta do Zambujal, etc.

O realizador municipal à época era Mário João Sargedas. A baliza temporal situa-se entre 1984 a 2000.

CRMM - Coleção Rolos de Música Mecânica

rolos-musica

A coleção de rolos de música mecânica resultou da descoberta de uma mala e de um saco, supostamente esquecidos, ou abandonados, contendo um conjunto de rolos de música de papel para pianola, durante a recuperação do imóvel no nº 14 da Rua Aníbal Esmeriz, na vila de Sesimbra.

A pianola, também chamada de piano mecânico, é um piano que executa músicas automaticamente, por meio de motores a vácuo, mecanismos pneumáticos, ou eletromecânicos que operam o piano através de rolos de pianola, que são feitos de papel perfurado, ou, mais raramente, de metal. Frequentemente o instrumento permite ser regulado por um músico através de pedais e alavancas manuais.

Os rolos de pianola eram feitos de papel fino, com as notas musicais sob a forma de furos no papel. As instruções para tocar estavam impressas no papel. Os rolos de pianola tiveram muitos formatos e tamanhos diferentes. A maioria dos rolos que foram produzidos era no sistema de 88 notas. Só os rolos de pianola gravados para o próprio instrumento, poderiam ser reproduzidos por ele. Existem dezenas de tamanhos diferentes.1Fonte de informação: http://www.pianola.nl/Pianola_Museum/Os_rolos_de_Pianola.html. [Consultado em 05-02-2012].

É composta por 72 rolos; acondicionados em 8 caixas desacidificadas, ocupando 2 metros lineares.

Esta coleção não foi alvo de tratamento arquivístico.

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados