Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivos Familiares

FFL - Fundo da Família Lopes

arquivo-famlia-lopes

Este fundo foi confiado ao Arquivo Municipal de Sesimbra em 2008 a título de empréstimo em regime de transferência de suporte. Ficou à guarda do arquivo. A documentação em suporte digital, sendo devolvida à família a documentação original. A documentação chegou ao arquivo por meio de vários membros da família Lopes, nomeadamente, pela Dra. Inês Lopes, filha do Eng.º Carlos Manuel Gouveia Lopes, da Dra. Margarida Lopes, filha da Dra. Alzira Lopes e da Sra. Madalena Lopes, filha do Dr. Vergílio Lopes.

O protocolo foi assinado pelo representante da família Lopes, o Eng.º Carlos Manuel Gouveia Lopes, a 16 de junho de 2014. Este fundo foi tratado arquivisticamente tendo em conta o princípio da proveniência (segundo o qual devemos respeitar a autonomia de cada núcleo, não misturando os seus documentos com os de outro) e o princípio do respeito pela ordem original (os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento da entidade produtora).12Fonte de informação: ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999/ Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo.- 2ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2002.- 97 p.; 30 cm

O fundo , estruturado e organizado em caixas desacidificadas, foi alvo de higienização e digitalização por empresa especializada e algumas peças foram alvo de intervenções de conservação e restauro.

É composto por 78 livros, 246 peças, 55 fotografias, 93 recortes de imprensa, 88 publicações periódicas, 230 fotografias, 1 bobine super 8, postais e ocupa 0,11 metros lineares, 500 GB em disco externo. O acervo estende-se por um período cronológico entre 1859 e 1992.

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados