Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Quinta na Moagem

quinta-na-moagem

Entre 1918 e 1920, portanto, há cerca de 100 anos, começava a laborar numa antiga cavalariça, junto à Quinta de Sampaio, a primeira moagem de cereais motorizada no concelho de Sesimbra. Até meados do século XX, a Moagem viveu um período próspero, com a farinha que produzia, a partir do trigo, milho e centeio, a abastecer padarias da região. Em 1948, a atividade chega a alargar-se à moagem e torrefação de café. Até à década de 70, os resultados foram sendo positivos, e nessa altura instalam-se dois motores elétricos que substituíram o primeiro motor a gasogénio, da marca Hornsby-Stockport. A partir da década de 80, contudo, a produção começa a decair e no início da década de 90 a Moagem de Sampaio, nome pelo qual ficou conhecida, acaba por cessar atividade.

O edifício manteve-se, contudo, como uma marca dos tempos áureos da ruralidade no concelho e da sua evolução industrial e tecnológica, acabando por ser adquirido pela Câmara Municipal de Sesimbra. Depois de alguns anos sem qualquer função, em que muitas das estruturas se foram degradando, a autarquia recuperou este edifício emblemático, bem como do antigo motor, e o circuito de funcionamento da unidade e, no dia 25 de Abril de 2013, inaugurou-o como Núcleo Museológico da Moagem de Sampaio.

A par de o tornar num local visitável que tem dado a conhecer a história da moagem e de uma parte importante da vida no concelho, no século 20, a valorização da Moagem foi acompanhada de um conjunto de iniciativas que passaram a realizar-se, com o objetivo de promover os produtos locais, e que foram acolhidas pelos munícipes e visitantes. Um dos grandes exemplos é a Quinta na Moagem, mostra das atividades rurais criada em 2014, que em poucos anos se transformou num momento muito aguardado por adultos e crianças, pelo leque de atrações que vem oferecendo de ano para ano.

Exposição de ovinos, caprinos, bovinos e equídeos, exposição/venda de ferramentas e utensílios agrícolas, animação musical, oficina para aprender a fazer queijo, demonstrações de ordenha e tosquia, voltinhas de charrete e de burro, e insufláveis e elásticos são alguns dos muitos motivos para visitar esta feira, onde os visitantes também podem adquirir queijo, pão, frutas, legumes ou artesanato.

A Quinta na Moagem realiza-se todos os anos, em maio.

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados