O dia 25 de Abril constitui um marco importante na nossa história recente, e representa para a sociedade portuguesa um passo essencial que se traduziu na melhoria das condições de vida da população através das conquistas da liberdade, democracia e o Poder Local como sendo uma das expressões mais significativas ao comemorarmos os 50 anos do 25 de Abril.
Assim, falar de Abril é também dar o alerta pela defesa da democracia, das liberdades e dos direitos fundamentais e garantir que as “portas que Abril abriu” não sejam fechadas pelas crises do mundo atual, nomeadamente o desemprego, a injustiça, as desigualdades e a crise de valores sociais.
Falar de Abril é e será sempre relembrar o passado, mas é sobretudo, preparar um futuro melhor apelando ao empenho de todos os homens e mulheres, jovens e menos jovens para a construção de uma sociedade mais próspera com mais e melhores condições sociais, culturais e económicas.
É com este pressuposto e inspirado nos valores de Abril que se pretende desenvolver um programa de comemorações dos 50 Anos do dia 25 de Abril, que irá decorrer entre 25 de Abril de 2023 e 25 de Abril de 2024.
Para a concretização deste programa são integradas várias iniciativas e ações com o objetivo de envolver diferentes setores da população, criando espaços para a memória e debate, para a valorização de pessoas e factos, para a inovação e criatividade, para a música e desporto, sem esquecer a história de vida de muitos Sesimbrenses que está associada a uma visão de futuro. Estas comemorações têm por base não só os órgãos autárquicos do concelho – Câmara e Assembleia, Juntas e Assembleias de Freguesia de Santiago, Castelo e Quinta da Conde - mas também diferentes parceiros institucionais, associativos, políticos e entidades locais, que irão cooperar e/ou participar no respetivo programa.
É fundamental realçar, ainda, que em linhas gerais, planeamento, coordenação e dinamização de todo o programa tem como suporte fundamental a Comissão Executiva, a Comissão Promotora, o Grupo de Parceiros e a Comissão de Honra, que desempenham um papel determinante na sua implementação e valorização.
Perante este percurso histórico, com meio século de vida, temos de acreditar no revigoramento do processo democrático e assumir o compromisso de participar e viver Abril no concelho de Sesimbra, fortalecer as defesas da democracia e da liberdade e ainda consolidar os valores democráticos conquistados com o 25 de Abril associados ao papel dianteiro do Poder Local.