Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Medidas de controlo do inseto causador da doença dos citrinos

Brasao listas 1 750 2500 1 750 2500 1 750 2500 1 750 2500

A Direção-geral de Agricultura e Veterinária emitiu uma autorização excecional de emergência para a utilização de produtos fitofarmacêuticos com base em azaridactina, óleo parafínico, óleo de laranja e piretrinas, para o controlo da psila-africana dos- citrinos, Trioza erytreae, um inseto vetor da doença de enverdecimento dos citrinos (“Citrus greening”) em áreas de citrinos incluindo em Modo de Produção Biológico.

Esta autorização faz parte de um conjunto de medidas de proteção fitossanitárias para evitar a dispersão do inseto de quarentena Trioza erytreae Del Guercio, um vetor conhecido da bactéria também de quarentena Candidatus liberibacter spp. causadora de uma das mais graves doenças que afeta os citrinos, conhecida como o enverdecimento dos citrinos, citrus greening ou huanglongbing.

Em caso de conhecimento da presença desta praga e/ou se observem sintomas suspeitos em plantas de citrinos e demais hospedeiros fora das zonas infestadas, deve ser de imediato contactada a Direção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, através do e-mail, prospeccao@draplvt.gov.pt
Mais informações página eletrónica da DGAV em:

http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=221911&cboui=221911


e da DRAPLVT em:

http://www.draplvt.mamaot.pt/alimentacao/Prospecao-pragas-doencas/Pages/Prospecao-pragas-doencas.aspx.

 

Autorização Excecional de Emergência

Despacho atualização zona demarcada

Edital

Portaria n.º 142/2020

 

 

 

2020/09/02

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados