Arquivos Fotográficos
DCI - Coleção Divisão de Comunicação e Informação
A coleção foi constituída por força do serviço de comunicação e informação da autarquia, do qual uma das funções é o acompanhamento fotográfico das iniciativas de carácter oficial da câmara municipal. Por forma a enriquecer o Arquivo Fotográfico foi criada esta coleção tendo em conta o princípio da proveniência. Esta coleção é a 2ª transferência do serviço de comunicação e informação no ano de 2000.
Actualmente a colecção é constituída por 3484 fotografias e cerca de 5000 negativos. As fotografias ocupam 2 metros lineares e os negativos 7 metros lineares. Ao nível do âmbito e conteúdo, a colecção é formada por fotografias do concelho de Sesimbra e vivência quotidiana; eventos oficiais do estado português e da autarquia; eventos desportivos e atletas; acompanhamento de obras; construção naval; actividade da lota de Sesimbra; festas religiosas e populares; etc.
A coleção está acondicionada em 52 caixas desacidificadas e a sua baliza temporal situa-se entre 1979 a 2005.
-
Inventário
Coleção Intermédia da Câmara Municipal de Sesimbra (ICMS)
A coleção foi constituída por força do trabalho desenvolvido pelo serviço de informação e relações públicas da autarquia, que tem a função de efectuar o acompanhamento fotográfico das iniciativas de carácter oficial. Por forma a enriquecer o Arquivo Fotográfico foi criada esta coleção tendo em conta o princípio da proveniência. Esta coleção é a 1ª transferência do serviço de informação e relações públicas no ano 2000.
A colecção é constituída por cerca de 11218 provas fotográficas e 9000 negativos, ocupando 12 metros lineares. Ao nível do âmbito e conteúdo, a colecção é formada por fotografias do concelho de Sesimbra e vivência quotidiana; eventos oficiais do estado português e da autarquia; eventos desportivos e atletas; acompanhamento de obras; construção naval; actividade da lota de Sesimbra; festas religiosas e populares; etc.
Os fotógrafos municipais à época eram: Mário João Sargedas (também realizava a produção dos filmes municipais); Rui João Rodrigues; Fernando Couto.
Esta coleção está acondicionada em 69 caixas desacidificadas e a baliza temporal situa-se entre 1979 a 2001.
-
Inventário
Coleção Histórica do Município de Sesimbra (HMS)
A coleção é constituída por 370 provas fotográficas, oriundas do fundo do museu municipal, encontrava-se dispersa em diversos edifícios municipais (na Calviteira e nas salas técnicas de reserva integradas nas instalações municipais do Largo Luís de Camões) que, após recolha, deu entrada nas instalações do Arquivo Municipal para sua salvaguarda e posterior divulgação.
Os fotógrafos municipais nesta época eram: Mário João Sargedas (também realizava a produção dos filmes municipais); Rui João Rodrigues; Fernando Couto. Uma parte desta coleção de fotografia histórica é da autoria do fotógrafo Américo Ribeiro, que fez inúmeros trabalhos para a autarquia à época.
Por forma a enriquecer o Arquivo Fotográfico foi criada esta coleção que foi recolhida antes do ano de 2001.
Esta coleção está acondicionada em 42 caixas, ocupando 7 metros lineares.
-
Inventário
Coleção Espólio Denyse Gérin-Lajoie (EDGL)
Denyse Gérin-Lajoie, foi fotógrafa, editora e diretora da revista OVO, a mais famosa revista de arte dedicada à fotografia no Quebec. Nasceu em 19 de junho de 1929, em Montreal, morreu em 16 de maio de 2012, também em Montreal, com 82 anos. O seu trabalho foi destaque em várias exposições individuais nos Estados Unidos, Canadá e Portugal.
Denyse transformou com a ajuda de Jorge Guerra, seu parceiro de vida, uma pequena revista de Montreal chamada “Le Magazine OVO” influente publicação nos anos 1970 e 1980. A revista recebeu aclamação internacional pela forma como utilizou fotografias documentais para explorar questões sociais.
No início de 1990, Denyse Gérin-Lajoie deixou Montreal para se estabelecer em Portugal.
Este espólio fotográfico foi doado pelo marido da fotógrafa, Jorge Guerra, no ano de 2016, após o seu falecimento. As fotografias reunidas neste espólio constituem projetos fotográficos da autora, editados em livro e apresentados em exposições individuais ou coletivas.
Jorge Guerra também doou ao Centro Português de Fotografia, espécies fotográficas que se encontram inseridas dentro da Coleção Nacional de Fotografia.13Fonte de informação: https://digitarq.cpf.arquivos.pt/details?id=5183 [Consultado em 18-01-2019]
Este arquivo fotográfico ocupa 1 metro linear em depósito, estando acondicionado em 9 caixas próprias para conservar espécies fotográficas. É composto por 1334 fotografias, 153 diapositivos, 39 negativos, 9 livros, 1 bloco de apontamentos, documentação para a exposição "Sesimbra: retrato duma vila de pesca", 10 DVD’s, 2 cassetes VHS e 4 cassetes HF.
A baliza temporal situa-se entre 1993 e 2006
-
Pré-inventário
Espólio Idaleciano Cabecinha e Américo Ribeiro (EICAR)
O arquivo fotográfico do espólio de Idaleciano Cabecinha e Américo Ribeiro foi doado à Câmara Municipal de Sesimbra em 27 de maio de 2002 pelo fotógrafo Valdemar Embaixador Covas Capítulo, natural de Sesimbra, que adquiriu os trespasses da casa fotográfica da família Cabecinha em 1975 e da casa fotográfica do fotógrafo Américo Ribeiro em 196814Fonte de informação: Informação cedida pelo fotógrafo Valdemar Embaixador Covas Capítulo, cujos acervos continham espécies fotográficas retratando temas do quotidiano da vila piscatória de Sesimbra e das suas gentes.
Idaleciano Cabecinha, natural de Setúbal, fotografou gerações de sesimbrenses, quer para as simples “fotos tipo-passe”, quer para fotografias de família na casa fotográfica da família Cabecinha que se situava na rua Dr. Peixoto Correia.
Américo Augusto Ribeiro, natural de Setúbal, registou os aspetos singulares da vila piscatória de Sesimbra, a sua vida quotidiana, os seus monumentos, as suas gentes, dando ênfase ás atividade piscatórias., A sua casa fotográfica situava-se na rua Cândido dos Reis.
Esta coleção está acondicionada em 5 caixas desacidificadas com 12858 provas fotográficas, 48 caixas com 8924 negativos fotográficos, 1 caixa com 99 negativos de vidro, 12 CD’s com 1098 provas fotográficas, ocupando 9 metros lineares em estante e 8,60 GB em disco.
-
Inventário
CJMA - Coleção José Manuel Arsénio
Foi transferido para as instalações do Arquivo Municipal em dezembro de 2019 um conjunto de fotografias, da autoria de José Arsénio. Estas provas fotográficas são provenientes da Divisão de Cultura e foram entregues ao arquivo para sua salvaguarda e posterior divulgação de acordo com as iniciativas da autarquia de Sesimbra.
José Arsénio nasceu em Sesimbra em 1957. Cursou fotografia na Associação Portuguesa de Arte Fotográfica (APAF) nos anos 80.
Vive presentemente na aldeia da Maçã, concelho de Sesimbra, onde divide o seu tempo entre a fotografia e a atividade de eletricista no Porto de Sesimbra. Fotógrafo freelancer, tem desenvolvido trabalho nas áreas do património natural, arquitetónico e preservação do meio ambiente. O modo de ser e estar das comunidades, onde o elemento humano é o valor essencial. Desde 1980 que expõe individualmente trabalhos a preto e branco e colabora em exposições coletivas. Autor fotográfico e editor de, entre outras publicações, Sesimbra entre o mar e o campo a pérola da costa azul; Gentes do mar; Imagens de fé; Sesimbra a essência dos Lugares que finalizou o projeto Patrimónios, edição da Câmara Municipal de Sesimbra.1Fonte de informação: : https://www.facebook.com/josearsenio.fotografo. [Consult. 14-02-2020]
Por forma a enriquecer o Arquivo Fotográfico foi criada esta coleção.
A coleção é constituída por 99 fotografias impressas em papel fotográfico, datam de 2015 a 2017 referentes ao trabalho fotográfico do autor sobre a reabilitação da casa da água do Cabo Espichel. Estas fotografias integraram uma exposição fotográfica intitulada “Cabo…Memórias de Pedra II”, que esteve patente na sala multiusos da Fortaleza de Santiago de 15 a 29 de setembro de 2019. A coleção para além das fotografias inclui também o cartaz promocional da exposição.
Está acondicionada em 1 caixa desacidificada.
(Esta coleção encontra-se em tratamento, não dispondo de quadro de classificação definitivo)
Coleção Geraldino Penim Marques (CGPM)
O arquivo fotográfico da coleção Geraldino Penim Marques foi doado à Câmara Municipal de Sesimbra através de um protocolo em regime de transferência de suporte.
Este fundo foi confiado ao Arquivo Municipal de Sesimbra em fevereiro de 2020. Ficaram à guarda do arquivo as fotografias em suporte digital, sendo devolvidas as fotografias originais ao Sr. Geraldino Marques.
Esta coleção é constituída por 84 fotografias relacionadas com a temática da ruralidade; grupos musicais e profissões associadas ao trabalho do campo.
A fita temporal situa-se entre 1912 e 1968.
Está acondicionada em 1 disco rígido ocupando 500 MB de memória.
(Esta coleção encontra-se em tratamento, não dispondo de quadro de classificação definitivo)
Coleção Francisco Luís Rasteiro (CFLR)
Francisco Luís Pinto Rasteiro natural de Sesimbra é presidente do NECA (Núcleo de Espeleologia da Costa Azul), esta associação surgiu em 1995, trabalhando na preservação da Arrábida.
Autor de livros como o livro “Flora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra” divulgado em 2009, o “Novo Livro do Sistema do Frade”, 2016; o “Guia de Campo: Flora da Arrábida ao Espichel” em 2019.
Esta coleção foi confiada ao Arquivo Municipal de Sesimbra em 19 de novembro de 2019, é constituída por 82 slides e 49 negativos, sobre a atividade piscatória, com datas compreendidas entre 1988 e 1997.
Está acondicionada numa caixa desacidificada.
(Esta coleção encontra-se em tratamento, não dispondo de quadro de classificação definitivo)