Academias de Páscoa
O projeto “Academias de Páscoa” tem como finalidade oferecer programas de ocupação de tempos livres durante a pausa letiva da Páscoa por forma a proporcionar uma formação integral e harmoniosa dos jovens.
Estas Academias vão acontecer em formato de workshops lúdicos e pretendem proporcionar o desenvolvimento de novos interesses e aprofundar conhecimentos, ao mesmo tempo, envolvendo a família na tomada de decisão e escolha do jovem, respeitando a sua natureza e as suas tendências, potenciando, a sua autonomia e autoconhecimento.
Estão reservadas duas vagas em cada atividade para participantes em situação de vulnerabilidade social, sendo que os participantes incluídos neste critério serão inscritos e indicados através dos serviços da DHASS.
-
Quando se realizam as Academias de Páscoa?
O projeto Academias de Páscoa 2023 decorre de 10 a 14 de abril de 2023, de segunda a sexta-feira, das 9vàs 18.30 horas, nos locais designados para cada atividade.
-
Para que idades?
Este projeto é dirigido a crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade, mediante a atividade escolhida.
Apenas a Academia Esports & Gaming é direcionada para jovens dos 16 anos 19 anos, sendo as restantes quatro direcionadas para idades entre os 10 e os 16 anos.
-
Que Academias de Páscoa existem?
• H2O Radical - Surf, Skimming e Bodyboard
• Arte e Ação
• Expressa-T
• Arrábida Radical
• Esports & Gaming
-
Onde se realizam as atividades?
As atividades realizam-se nos seguintes locais:
• Praia da Califórnia ou Lagoa de Albufeira (mediante condições do mar e marés)
• Centro Cultural Social e Recreativo a Voz do Alentejo na Quinta do Conde
• Clube Sesimbrense - Grémio
• NECA – Núcleo de Espeleologia da Costa Azul
• Junta de freguesia da Quinta do Conde
-
Que material é necessário?
Os participantes devem levar as suas refeições, vestuário e materiais adaptados à atividade que vão realizar.
-
Que alimentação tem de levar?
Os participantes deverão levar todos os dias água e lanches para a meio da manhã, almoço e meio da tarde (adaptado ao local e atividade que vão realizar).
-
Quando se pode inscrever?
Prazo de inscrições inicial: 20 a 31 de março de 2023.
-
Onde se pode inscrever?
A inscrição é realizada exclusivamente online, acessível no link:
https://pt.surveymonkey.com/r/BBXWH3W -
Como se pode inscrever?
Preencher o formulário completamente, anexando todos os documentos solicitados, e submetê-lo.
Caso não pretenda anexar os seus documentos, poderá deslocar-se ao Spot Jovem, no Parque Augusto Pólvora, para mostrar os documentos e terminar a inscrição.
Alertamos que a inscrição só será considerada válida quando todos os documentos solicitados estiverem entregues e validados.
Caso necessite de apoio no preenchimento do formulário online, pode dirigir-se ao Spot Jovem, no Parque Augusto Pólvora, na Maçã e efetuar a inscrição num dos nossos balcões Ponto Já.
-
Quem se pode inscrever?
Crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade.
As crianças e jovens residentes no concelho de Sesimbra terão prioridade relativamente às não residentes, as quais, ficarão, numa primeira fase, em lista de espera e serão colocadas unicamente se subsistirem vagas no final do período de inscrições.
-
E quem não reside no concelho de Sesimbra?
Deve inscrever-se no mesmo período e da mesma forma, ficando a inscrição a aguardar vaga por ordem de chegada dentro deste critério.
-
Que comprovativos tenho de anexar, ou apresentar?
a. Fotografia (frente e verso) do cartão de cidadão do participante;
b. Fotografia (apenas da frente) do cartão de cidadão do pai ou mãe ou tutor legal;
c. Fotografia ou pdf de um comprovativo de matrícula de frequência no 5º ano (apenas se tiver 10 anos de idade) que contenha o nome da criança, ano letivo, ano e escola que frequenta;
d. Certidão do domínio fiscal em nome do participante (em pdf, retirado do portal das finanças ou presencialmente no serviço de finanças).
-
E se não desejar anexar os comprovativos?
Poderá dirigir-se ao Spot Jovem, no Parque Augusto Pólvora para ser comprovado, por um funcionário, a idade do participante e o local de residência e a escola (nos casos descritos no ponto anterior).
-
Como sei se a minha inscrição foi aceite?
Ser-lhe-á enviado um SMS para o número de telemóvel que indicou no formulário de inscrição a informar se a inscrição foi aceite, se há vaga ou está em lista de espera, tão breve quanto possível.
-
Quanto custa?
Cada semana de atividades, de segunda a sexta-feira, tem um custo de 40€ por participante.
-
Como posso pagar?
a. Caso a inscrição esteja correta e haja vaga na Academia que selecionou ser-lhe-á enviado um SMS com dados para pagamento por referência multibanco;
b. Poderá também realizar o pagamento no Balcão Único de Serviços;
c. Se o pagamento não for realizado em 48 horas após a receção do SMS, a inscrição perde automaticamente a validade e a vaga fica sem efeito sendo cedida a outro participante.
-
O que inclui?
a. O programa e materiais específicos das atividades;
b. Seguro de acidentes pessoais;
c. Atividades coordenadas por técnicos da Autarquia e com acompanhamento permanente no terreno, por uma equipa composta por um técnico responsável da atividade e monitor de acompanhamento.
-
Depois de pagar, o que acontece?
Depois de realizar o pagamento vai receber um SMS a confirmar a inscrição, e só aí, está confirmada a inscrição do participante na Academia.
-
E se necessitar de desistir após pagamento?
Em caso de desistência após o pagamento da inscrição, o reembolso só será efetuado por motivo de doença ou motivos de força maior.
-
Como posso saber mais informações?
Enviar e-mail para info.juventude@cm-sesimbra.pt
Ligar para o telefone: 939 982 596