Marca Sesimbra lançada na Fortaleza de Santiago
A Câmara Municipal de Sesimbra apresentou a sua nova imagem, composta exclusivamente pela palavra “Sesimbra”, um logótipo textual assente no conceito de marca territorial seguido por vários municípios por todo o mundo, e Portugal não é exceção. A iniciativa incluiu a exibição de um filme promocional da marca Sesimbra.
«A estratégia de adoção desta nova imagem vai ao encontro daquilo que nós queremos para Sesimbra, que é a sua afirmação e a promoção do território assente nas suas potencialidades e recursos», sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus, numa cerimónia que contou com a presença de autarcas, representantes de várias entidades, empresários e muitos sesimbrenses.
No seu discurso, o autarca salientou ainda que a imagem «é de todos os sesimbrenses, visitantes e agentes económicos», e que «tem uma identificação clara, precisa e diferenciadora», tendo frisado que «vai trazer qualidade e prestígio e Sesimbra».
Francisco Jesus referiu ainda que a nova estratégia é igualmente fruto do trabalho de valorização do concelho, realizado pelos últimos executivos, e destacou a persistência de Augusto Pólvora que, afirmou, «mesmo numa conjuntura difícil para o país e para o município, teve a visão de perceber que era preciso ir mais longe e afirmar Sesimbra».
Para além da nova imagem, que vai estar presente na comunicação e informação do município, foi lançado o novo site visitsesimbra.pt, e apresentada a loja YES Sesimbra, a funcionar junto ao Posto de Turismo, bem como os novos produtos de merchandising associados à cultura e tradições sesimbrenses, que incluem, entre outros, conserva de peixe-espada preto, chinelos de praia, postais, t´shirts e canecas com reprodução de algumas imagens alusivas à pesca, que decoram vários espaços da vila de Sesimbra.
Até aqui, Sesimbra tinha um logótipo associado à Câmara Municipal e outro ao Turismo que, embora graficamente ligados, funcionavam de forma independente, fomentando uma separação entre a comunicação para os munícipes e a comunicação para o turista, e fragilizando a identidade visual do município.
A nova imagem, assente apenas na palavra Sesimbra, concilia estas duas vertentes: Reforça os laços que unem os cidadãos ao seu município e, ao mesmo tempo, responde aos desafios que se colocam ao nível da atração turística, atividade económica importante para o seu desenvolvimento.
O grafismo é composto por uma letra forte e elegante, com boa visibilidade, de fácil leitura e apreensão, nas tonalidades do mar e da serra que caraterizam Sesimbra. Com recurso à cor, é feito um jogo de palavras que permite salientar o “Sim” de Se-sim-bra, para afirmar um espírito e uma atitude positiva e alegre.
Esta nova imagem tem várias aplicações para diferentes contextos, desde equipamentos e serviços municipais a viaturas, sinalética, fardamentos e internet, conferindo-lhe uma maior coerência e identidade.
Dentro do mesmo jogo de palavras “Sim”, surge a solução Yes Sesimbra. É uma expressão simples, facilmente assimilada, foneticamente agradável, e com uma lógica relacionada com o “Sim” da marca.
Na sequência da alteração da imagem, a Câmara Municipal renovou o site visitsesimbra.pt, dedicado ao turismo, e criou uma linha de merchandising com base em fotografias antigas e em arte de rua, que inclui uma conserva de peixe-espada preto de Sesimbra. Estes produtos encontram-se na loja Yes Sesimbra, situada na Fortaleza de Santiago.
Todo o desenvolvimento criativo da marca foi feito pelos serviços da autarquia e a respetiva implementação foi programada de forma a rentabilizar um conjunto de suportes de comunicação relacionados com praias, que são substituídos todos os anos por esta altura, reduzindo, deste modo, os custos. Na fase de lançamento foram substituídos os suportes considerados de maior visibilidade e importância e, a partir de agora, a alteração de materiais vai avançar de forma faseada, consoante as necessidades.
Para a Câmara Municipal, a criação de uma marca Sesimbra, única e transversal à comunicação interna e externa, que possa ser “adotada” e assimilada pelos cidadãos, agentes locais e turistas é um passo essencial e incontornável para a estratégia de marketing territorial do concelho de Sesimbra, com vista à captação de investimento e ao reforço da coesão territorial.