Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Maletas da Sustentabilidade

Maletas sustentabilidade2 1 1024 2500
2021/10/01 a 2022/06/30
Ω SER > Recurso > FísicoΩ SPE - EcologiaΩ SPE - Nível - 1º CicloΩ SPE - Nível - 2º CicloΩ SPE - Nível - 3º CicloΩ SPE - Nível - Pré-EscolarΩ SPE - Serviço - Biblioteca

Recurso pedagógico constituído por um conjunto de ferramentas (físicas e virtuais) que permitem trabalhar com crianças e jovens os temas chave necessários à  transição para a sustentabilidade. A ideia subjacente às maletas é a de preparar os seus utilizadores para uma viagem de transição entre o atual modelo de exploração dos recursos e o equilíbrio entre os diversos modos de atuação e interação com a natureza. Pretendem contribuir para a promoção da literacia energética e ambiental, abordando temáticas relacionados com o clima, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o consumo,  a economia circular, o oceano e o património natural. As maletas físicas são disponibilizadas às escolas através das Bibliotecas Escolares do concelho e Biblioteca Municipal.

Os conteúdos das 4 Maletas - Desperdício Zero, Pegada de Carbono, Arrábida, Serra e Mar e Água para Todos, estão de acordo com os programas escolares e  adaptadas aos níveis de ensino.

Poderão ser disponibilizados outros recursos pedagógicos extras, como os Jogos Gigantes As Metas do Planeta e Missão Sustentabilidade – Missão Água e Missão Energia e, Teatro de Fantoches para a recriação do conto Aguarela, de Pedro Soromenho e César Peixoto.

Atividade integrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água potável e saneamento), 7 (Energias renováveis e acessíveis), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Produção e consumo sustentáveis), 13 (Ação climática), 14 (Proteger a vida marinha) e 15 (Proteger a vida terrestre)

Protocolo BMS/ENA, Energia e Ambiente da Arrábida

Contacto

Nota

  • Normas de Participação próprias

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados