Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Assembleia Municipal de Jovens

A Assembleia Municipal de Jovens (AMJ),  é um projeto de promoção da cidadania dedicado aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico dos 5 Agrupamentos de Escolas do município, assumido pela Assembleia Municipal de Sesimbra, Criada em 2003, esta iniciativa tem-se afirmado no panorama nacional, graças às suas características particulares e inovadoras. 

É digno de realce o debate entre as "bancadas escolares" que ocorre em cada sessão, mas a inclusão do AMJPROJETO permite responsabilizar cada Agrupamento pela concretização de uma "obra" aprovada, a qual é financiada e concluída ao longo do ano letivo.

Também hoje é já assumida a utilidade e eficácia da plataforma documental da assembleia municipal de jovens – PAMJOVEM – que permite o conhecimento em rede de toda a documentação do projeto.

Realçamos que o projeto da AMJ está integrado nos projetos educativos dos Agrupamentos participantes, o que prova o sentido pedagógico que o mesmo assume na prática educativa no contexto da vivência da cidadania.

A AMJ possibilita aos alunos e professores uma melhor perceção da realidade da comunidade sesimbrense e permite a conceção e partilha de propostas, com o objetivo de os formar cidadãos ativos e participativos da comunidade local e na sociedade em geral.

Da experiência obtida ao longo das várias edições, salientamos ainda o sentido crítico dos mais jovens que tem vindo a evoluir ao longo dos anos, com destaque para as propostas que apresentam de forma responsável e participada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do concelho.

Tem sido um privilégio para esta Assembleia Municipal cooperar com os jovens e professores dos Agrupamentos do município, reconhecendo que os objetivos a que nos propomos assumir, têm sido verdadeiramente alcançados.

A partilha de conhecimentos que estes jovens e professores têm vivenciado ao longo dos anos demonstram de forma muito positiva e inequívoca, o quanto tem sido útil e adequada a sua integração neste projeto.

Também a realização das visitas de estudo, o modelo de eleição da mesa da AMJ e ainda o contato com os eleitos locais, quando integrados na ação do "Eleito por um dia" têm permitido aos jovens vivenciar a vida do Poder Local.

Ao longo das várias edições forma abordadas uma diversidade de temas, entre os quais, o ambiente, o papel dos jovens na comunidade, a educação e comunicação, ou o património e cultura.

Desde a primeira edição, até à mais recente, realizada em 2019, a AMJ envolveu mais de 700 jovens e cerca de 20 professores, o que demonstra de forma inequívoca, a valia deste projeto e o interesse que desperta junto da comunidade escolar.

Galerias de Imagem

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados