Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Prémio Espichel

O Prémio Espichel foi instituído pela Assembleia Municipal em 2003, e destina-se a reconhecer e evidenciar o mérito de pessoas singulares e coletivas por atos relevantes que tenham influência direta na vida do concelho ou que constituam uma forma de promoção de Sesimbra, em Portugal e no mundo.

A denominação de Prémio Espichel pretende assim transmitir a esta distinção toda a força e simbolismo de um marco importante, que ilumina o concelho e as suas gentes. Um farol que orienta e garante a segurança de homens e navios. Uma luz que nos projeta no mundo, rompendo a força da escuridão.

Este prémio é atribuído bienalmente no dia 24 de março, data do falecimento de Joaquim Ferreira dos Santos, conhecido por Conde Ferreira, que ocorreu em 1866.

Desde o ano de 2000 que a Assembleia Municipal de Sesimbra e os respetivos serviços de apoio usufruem do edifício da ex-escola Conde de Ferreira enquanto Auditório no qual decorrem diversos eventos de interesse local.

 
Premiados
  • Prémio Espichel 2003

    CERCIZIMBRA – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra, CRL

    Prémio atribuido na área Humanísticas - Intervenção social tendo em conta que em 2003 construiu uma unidade residencial de grande relevância no quadro de apoio ao projeto de vida das crianças, jovens e adultos com deficiência mental.

    Teodoro Gomes Alho & Filhos, Lda.

    Prémio atríbuído na área Atividades económicas e profissionais porque em 2003, a empresa concluiu a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade no âmbito da Norma ISO 9001-2000, tendo sido Certificada pela APCER, e foi o ano da sua internacionalização, tendo ganho três importantes obras na República da Polónia, de valor global superior a 78.000.000,00 Euros.

  • Prémio Espichel 2004

    Clube Naval de Sesimbra

    Prémio atribuido na área Desporto, tendo em conta que em 2004 organizou o 40.º Campeonato do Mundo de Pesca de Alto Mar com a colaboração da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar. Este evento desportivo de dimensão internacional projetou Sesimbra além-fronteiras

  • Prémio Espichel 2007

    ARTESANALPESCA, Organização de Produtores de Pesca, CRL

    Prémio atribuido na área Intervenção Social porque em 2007 passou a ser responsável pela venda da totalidade do peixe capturado pelos barcos seus associados, operação que permitiu valorizar o pescado através da garantia de um preço fixo e justo para os pescadores.

  • Prémio Espichel 2008

    Luís António Leandro Sénica

    Prémio atribuido na área Desporto, porque em 2008:

    Como treinador foi: Campeão Europeu de Hóquei em Patins na Categoria de Sub-20 na Alemanha e vencedor da Taça Fair Play; Vencedor da Taça Latina de Hóquei em Patins na Categoria de Sub-23 em Coimbra e Vice-campeão Europeu de Hóquei em Patins – Seniores Masculinos em Espanha.

    Como Diretor Técnico Nacional/Coordenador das Seleções Nacionais, foi: Campeão Europeu de Hóquei em Patins na Categoria de Sub-17 na Itália e Vice-Campeão Mundial de Hóquei em Patins de Seniores Femininos no Japão.

    Núcleo de Espeleologia da Costa Azul – NECA

    Prémio atribuido na área Ciência tendo em conta que em 2008 a equipa de investigação do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, contando com a colaboração de investigadores de universidades nacionais e mesmo de Espanha, Dinamarca, França e Estados Unidos da América descobriu novas espécies cavernícolas, para Portugal, de insetos e pseudoescorpiões

  • Prémio Espichel 2011

    Carlos Sargedas

    Prémio atribuido na área Artes e Letras tendo em atenção o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em prol de Sesimbra e com particular destaque, mais recentemente, para a promoção da recuperação e eventual classificação do Santuário do Cabo Espichel, reforçando o programa de comemorações alusivas aos 600 anos do início do culto e à edificação da Ermida da Memória (cerca de 1410).

  • Prémio Espichel 2013

    Família Chagas

    Prémio atribuído na área Social e Profissional, a qual, atravessando gerações, desde António Chagas, Helder Chagas, até Rita Chagas, mantem ainda hoje uma referência na atividade da restauração, constituindo um valor acrescido à vida económica do município e afirmando-se no panorama regional, nacional e até internacional.

    José Manuel do Nascimento Baptista de Gouveia

    Prémio atribuído na área Ciências pelo conhecimento único no país e no estrangeiro no que se refere à sua especialização em análise sensorial de azeites virgens, o que o levou a integrar inúmeros júris de prova de azeites em vários países, sendo reconhecido como uma individualidade com valor promocional para o nosso Concelho.

  • Prémio Espichel 2015

    Sociedade Musical Sesimbrense

    Prémio atribuido na área Artes e Letras considerando a interação da Sociedade Musical Sesimbrense com a vida dos sesimbrenses, ao longo de um seculo (1914-2014) que deve ser valorizada e agraciada em nome da longa vida a bem de muitos homens e mulheres que vivenciaram um espaço musical emblemático na nossa comunidade sesimbrense.

    Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra

    Prémio atribuído  na área Social e Profissional por oferecer desde sempre um espaço de conforto e saudável acompanhamento a todos os cidadãos e cidadãs que procuraram o seu apoio, tendo-o feito com especial competência e eficiência no longo período de crise económica e social que vivemos.

  • Prémio Espichel 2017

    Grupo Desportivo de Sesimbra

    Prémio atribuido na área Desporto considerando o reconhecimento público que lhe é prestado tendo presente a sua componente dedicada ao desenvolvimento desportivo com reflexos no Concelho, no País e na Europa. É confirmada a sua dedicação e mérito na projeção dos seus valores desportivos que a população agradece e reconhece como um elemento integrado na identidade do Concelho de Sesimbra.

    Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra

    Prémio atribuído na área Social e Profissional representando o reconhecimento público que será sempre um ato de grande relevo, pelo valor do seu altruísmo nas diferentes ações de solidariedade, entrega e doação da sua prestação humana. A atribuição do Prémio Espichel à Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra constitui uma referência da Assembleia Municipal no prestígio desta organização sesimbrense que no seu dia-a-dia manifesta total entrega ao bem comum projetando o seu nome e a sua história no Município e no País.

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados