Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

EPIS

Desde 2009 que a Câmara Municipal de Sesimbra e a Associação Epis – Empresários para Inclusão Social uniram esforços para promover o sucesso escolar em todos os Agrupamentos de Escola do Concelho. O projeto iniciou-se com o apoio ao 3.º Ciclo e foi-se alargando o apoio de acordo com as necessidades, sendo que atualmente a equipa de mediadores assegura a cobertura de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.

Mediadores para o sucesso escolar

O programa Mediadores para o Sucesso Escolar, que apoia alunos de 2.º/3.º Ciclos, é uma metodologia inédita em Portugal que aposta na capacitação das competências não cognitivas de jovens do Ensino Básico em risco de insucesso/abandono escolar, feita por mediadores profissionais fora da sala de aula, que inclui família, escola e a envolvente territorial. O modelo inclui um rastreio de sinalização que avalia os domínios Aluno, Família, Escola e Território.

Potenciação de alunos do 1.º Ciclo

O 1.º Ciclo do Ensino Básico é um período de aprendizagens críticas (ler, escrever, calcular, desenhar, raciocinar logicamente, etc.). Nem todos os alunos entram no primeiro ano com conhecimentos e competências para alcançar as metas preconizadas.

Constituem eixos de orientação/intervenção neste projeto:

  • Conhecimentos e capacidades críticas (leitura, escrita, cálculo e literacia visual);
  • Capacidades de expressão (físico-motoras e artísticas);
  • Despistagem e suporte a handicaps físicos/cognitivos e ligação/comprometimento com a escola (School Connectedness).

 

Galeria de Imagens

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados