Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Cidades Educadoras

cidades-educadoras

O município de Sesimbra aderiu em 2011 à Associação Internacional das Cidades Educadoras.

Esta associação é constituída por várias "cidades" a nível mundial, representadas pelas suas autarquias, e da qual fazem parte, atualmente 510 municípios de 34 países. A Rede Portuguesa de Cidades Educadoras integra atualmente 83 municípios.

O conceito inovador desta associação incide na promoção e intercâmbio de experiências quer a nível nacional quer internacional, e visa colaborar com organismos como a ONU, UNESCO, entre outras.

Ao aderir à Rede todos os municípios subscreveram a Carta das Cidades Educadoras. A Carta constitui-se como um elemento unificador na definição das políticas dos municípios, sendo que a cidade educadora trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.

O trabalho consolidado da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras tem proporcionado a criação de grupos de trabalho temáticos, como: Projeto Educativo Local (responsável pela elaboração e edição do documento “Contributos para a construção de um Projeto Educativo Local de uma Cidade Educadora”), Cidadania e Participação, Cidades Inclusivas e Experimentar para Aprender.

A integração na Rede tem proporcionado a Sesimbra diversas oportunidades e momentos para partilhar os seus saberes e experiencias, bem como vivenciar e aprofundar realidades e conhecimentos de outros municípios parceiros.

A 30 de novembro comemora-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras, pelo que Sesimbra tem vindo, anualmente a assinalar esta comemoração através de várias iniciativas.

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados