Gabinete Veterinário
O Gabinete Médico-Veterinário Municipal tem como principais funções a identificação eletrónica, vacinação antirrábica de cães e gatos, consultas, esterilização de animais que se encontram no canil e errantes, e aconselhamento em matéria de desparasitação dos animais de companhia. A par destas atividades a médica veterinária promove a higiene e saúde pública, com visita a locais alvo de reclamação devido a questões de insalubridade, quer por animais de criação, quer por animais de companhia.
Efetua também visitas e inspeções, acompanhada por técnicos do Serviço de Saúde Pública, como por exemplo a talhos, peixarias e outros estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, com o objetivo de sensibilizar os empresários para a importância de cumprirem a legislação, e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento de cada atividade.
O Gabinete Médico-Veterinário municipal promove ainda, em parceria com a Associação Bianca, a proteção de animais abandonados e/ou politraumatizados. Participação e promoção de ações de sensibilização de como ser um dono responsável, e como se deve tratar um animal são algumas das questões abordadas nestas ações.
Campanhas
Vacinação antirrábica e identificação eletrónica
A campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica é organizada pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária. A realização de eutanásias - realizadas após avaliação médica do animal – incineração de cadáveres de animais com dono e emissão de documentos oficiais, tais como passaportes, podem ser realizados sob marcação para os contactos abaixo, em dias e horário normal de atendimento.
A identificação eletrónica e o registo no Sistema de identificação de Animais de Companhia é, neste momento, obrigatória para todos os cães a partir dos 3 meses de idade.
Os Postos Veterinários da autarquia fornecem este serviço durante todo o ano, em dias e horário normal do atendimento ao público. Acresce informar que a colocação de microchip mais a administração da vacina antirrábica têm o valor único de 10 euros. Oregisto do animal custa 2,50€.
Postos Veterinários Municipais
Atendimento sob marcação pelo telefone 21 228 85 62, ou pelo telemóvel 93 998 20 40.
Máximo de 10 pessoas.