EDUCAÇÃO: Gestão Comportamental na Escola
O encontro, promovido pela autarquia em parceria com o EPIS - Empresários pela Inclusão Social, juntou cerca de 250 docentes das escolas do concelho, e teve como objetivo promover o diálogo e a troca de ideias na resolução de conflitos na sala de aula.
«Temos que encontrar estratégias, porque mandar para a rua vezes sem conta um aluno mais rebelde não é a solução», defendeu Daniel Rijo, coordenador e membro da equipa de metodologia do EPIS, reforçando a ideia de que «o que resulta é que é válido».
Para o professor universitário, ainda que «existam diferenças entre os professores e maneiras distintas de ensinar, há que mostrar sempre interesse pelos alunos, passar a mensagem de que o sucesso deles é o nosso sucesso».
Cláudia Cação, psicóloga municipal e membro da equipa EPIS em Sesimbra, adiantou que o encontro realizou-se porque as escolas sentiam a necessidade de uma interação diferente entre os professores. «Tudo o que aqui foi falado e debatido são situações que oiço todos os dias, e nesta troca de ideias houve uma partilha de conhecimentos fundamental».
O trato, a atitude, o empenho e a motivação nas escolas foram os pontos mais debatidos na conferência, e no final a opinião era unanime. «Acredito que juntos conseguimos encontrar metodologias mais apelativas, que possam ir ao encontro dos alunos e ao estilo de aprendizagem de cada um», reforçou.
No encerramento, o público mostrou interesse em repetir a iniciativa. «Se no início havia uma certa interrogação quanto à iniciativa, no final todos fizeram uma avaliação muito positiva manifestando interesse em repetir o encontro», referiu ainda a técnica municipal, após receber os inquéritos de apreciação.
Também Felícia Costa, vereadora com o Pelouro da Educação, destacou na cerimónia de abertura a importância destas ações no rumo da educação. «Todos nós queremos uma escola cada vez mais inclusiva, e a Escola Secundária de Sampaio e a Michel Giacometti, no nosso concelho, são dois bons exemplos», disse, lembrando que estes estabelecimentos acolheram duas turmas PIEF - Programa Integrado de Educação e Formação, que possibilitaram a vários jovens a integração escolar após um processo de insucesso e abandono.