APCAS
Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal - Resposta Social Integrada de Inclusão, Reabilitação e Capacitação da População com Paralisia Cerebral e outras Doenças Neurológicas da Península de Setúbal.
A APCAS afirma-se como um recurso de excelência à população com Paralisia Cerebral e doenças neurológicas afins, com apoio juridico, social e de encaminhamento e inclusão social.
Com instalações deficitárias, desenvolve muita da sua atividade estabelecendo relações de parcerias e recorrendo a financiamentos diversificados.
Direção
- Presidente: José Manuel Botelho Patrício
- Vice-presidente: Carlos Alberto Teixeira Francisco
- Secretário: Maria Miguel Ferreira Velez
- Tesoureiro: Maria Luísa Correia Ferraz
- 1.º Vogal: José Manuel Morais Celestino
- 2.º Vogal: Anabela Trindade Vicente
- 3.º Vogal: Luís Carlos Pereira Isidorinho
Valências
A APCAS não tem ainda nenhuma das valências tipificadas pela segurança Social, no entanto, apresenta respostas efetivas à população com deficiência.
Atividades da APCAS
Escola de Boccia
Projeto iniciado em 2006 com o objectivo de promover a prática regular da modalidade de boccia, quer em contexto lúdico e de recreação, assim como na vertente competitiva, para população com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins.
Local: Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Dr. António Augusto Louro
Horário: Sábados das 10h às 12h, Prática geral
Morada: Avenida Vale da Romeira
Morada: 2840-447 Arrentela-Seixal
TPU-Projeto Todos Por Um
Projeto desportivo/social que visa a prática da modalidade de boccia nas escolas do 2º,3º ciclo e secundário, através da constituição de equipas que tenham na sua génese alunos com deficiência ou outras necessidades educativas especiais; e alunos sem qualquer tipo de necessidade especial, contribuindo assim para uma maior e melhor participação social da população escolar com deficiência, numa perspetiva de inclusão inversa. Promoção de encontros competitivos interescolares (4 a 5 por ano letivo), formação técnica a docentes, cedência de materiais (sets de bolas, calhas, etc.) e demonstrações de modalidade em meio escolar, são algumas das atividades promovidas. Projeto cofinanciado pelo INR- Instituto Nacional de Reabilitação
Wheeldance
Modalidade de dança inclusiva direcionada à população com deficiência e suas famílias e amigos. A magia da expressão corporal não conhece limitações ou barreiras. São as potencialidades individuais que promovem um encontro entre a arte e a cidadania.
Local: Pavilhão Desportivo da Escola Dr. António Augusto Louro
Morada: Avenida Vale da Romeira
Morada: 2840-447 Arrentela-Seixal
Horário: Sexta-feira das 20.30h às 22.30h aula prática aberta a todos
BCTPT - Boccia com Todos e Para Todos
Projeto desportivo/social direcionado ao 1ºciclo do ensino básico e população sénior, visando uma sensibilização desde os primeiros anos de vida da população com e sem deficiência, assim, como para proporcionar um envelhecimento ativo aos mais idosos e promovendo encontros que visem a interação geracional, alertando para a aceitação das diferenças.
Promoção de encontros competitivos e de sensibilização, formação técnica a docentes e técnicos de instituições de reformados, demonstrações de modalidade e encontros intergeracionais, quer em meio escolar quer em meio institucional.
Projeto cofinanciado pelo Instituto Português Desporto e Juventude-IPDJ
Projeto Participar +
Projeto que visou a criação e a implementação de um CRDA-Centro de Recursos de Desporto Adaptado, através do qual a APCAS disponibiliza materiais de treino, recursos técnicos e formações não creditadas de várias modalidades desportivas. Com uma abordagem simples, que visa a dotação de competências nas várias modalidades, sejam elas criadas de raiz ou adaptadas das existentes trabalha-se, como universo de destinatários, docentes, técnicos de instituições, técnicos de autarquias e estudantes.
Projeto cofinanciado pelo programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Comunicar +
Projeto que visou equipar com tablets 15 jovens com paralisia cerebral, por forma a torná-los mais autónomos nas suas rotinas diárias, quer através de comunicação alternativa e aumentativa com sintetizadores de voz quer com aplicações de auxílio ao estudo.
Projeto cofinanciado pelo programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Natação Terapêutica
Modalidade de natação terapêutica, direcionada a crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral e ou doenças neurológicas afins, acompanhadas no plano de água, por mãe, pai, irmão ou amigo e monitorizados por técnica com formação em psicomotricidade e natação terapêutica.
Local: Piscina Municipal de Corroios
Morada: Avenida Rui Grácio, Santa Marta do Pinhal
Morada: 2855-592 Corroios
Horário: Sábado das 17:20h às 18h (1.º Período)
Horário: Sábado das 18h às 18:40h (2.º Período)
Plataforma "Todos em Jogo"
Plataforma e-learning, bases de dados diversas, atividades interativas e manuais de acompanhamento, são garante de uma multiplicidade de recursos. Dirigido a crianças e jovens com e sem necessidades educativas especiais, famílias, professores, treinadores, técnicos, voluntários e dirigentes. Estão todos convidados a participar ativamente neste projeto.
Com o Boccia como modalidade inicial e aglutinadora, irá sofrer upgrade com o projeto Desporto Com Sentido, com introdução de elementos sobre outras modalidades de forma que a integração escolar, a participação social e a capacitação parental sejam metas mais facilmente alcançadas.
Projeto cofinanciado pelo INR- Instituto Nacional de Reabilitação.
Projeto Desporto com Sentido
Centrado na produção de ferramentas necessárias à inclusão pelo desporto através da concepção de 20 manuais específicos de várias modalidades desportivas, acompanhados de suporte digital e materiais didático-pedagógicos. O projeto tem, também, como objetivo a criação de um Centro de Treino de Competências para o desporto adaptado e a rentabilização da plataforma e-learning Todos em Jogo, no mesmo âmbito. O projeto contempla, ainda, uma forte componente de sensibilização junto das escolas e da comunidade em geral, com o intuito de divulgar o desporto adaptado, promover o voluntariado e capacitar técnicos, docentes, familiares, entre outros. Assim, pretende promover a inclusão das crianças e jovens nas escolas e comunidade através da prática desportiva, com uma forte sensibilização dos sectores educativos e desportivos no sentido de incrementar os índices de participação das crianças e jovens com deficiência, bem como contribuir para a mudança de políticas no desporto.
Projeto cofinanciado pelo programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
A Jogar e Brincar
Projeto realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do Monte da Caparica, que consiste na adaptação de brinquedos de forma a possibilitar às crianças com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, disfrutar do prazer de brincar. Os brinquedos depois de adaptados têm sido distribuídos junto das unidades de multideficiência das escolas da Península de Setúbal, assim como diretamente às famílias.
Projeto cofinanciado pelo INR- Instituto Nacional de Reabilitação
Vozes
Upgrade do projeto wheeldance onde se conjuga a dança com o teatro e a tecnologia que se proporcionou aos jovens com paralisia cerebral através do projeto Comunicar +.
Parcerias
A APCAS integra:
- Conselho Local de Ação Social do Seixal;
- Conselho Local de Ação Social de Almada;
- Conselho Desportivo Municipal do Seixal;
- Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral;
- PC-AND – Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto;
- Comissão de Educação da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral;
- Rede Incluir;
- Rede Incluir – Grupo das acessibilidades;
- Seixal Saudável;
- Plano Municipal de valorização da frente ribeirinha do Seixal;
- Projeto Podia Ser Consigo;
- Comissão Técnica do Desporto Adaptado;
- Grupo Concelhio para a Deficiência do Conselho de Almada;
- Painel de Acompanhamento do Plano Municipal de Promoção das Acessibilidades do Concelho de Almada;
- Projeto de Intervenção Precoce da Almada.
Entidades Parceiras:
- Instituto Português do Desporto e Juventude;
- Câmara Municipal do Seixal;
- Câmara Municipal de Almada;
- Junta de Freguesia de Amora;
- Instituto Nacional de Reabilitação;
- Desporto Escolar;
- Direção Geral de Educação;
- Direção Geral de Estabelecimentos Escolares;
- PC-AND, Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto;
- Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa;
- Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa;
- Equipa de Coordenação de Desporto Escolar e da Península de Setúbal;
- Instituto Politécnico de Setúbal;
- Rede Incluir;
- Portugal Telecom;
- CRTIC;
- Associações congéneres.
-
/poi-51/apcas-associacao-de-paralisia-cerebral-almada-seixal
APCAS - Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
Guia de Recursos de Ação Social | Centro, Serviço, Acompanhamento, Informações, OutrosΩ APCAS