Cercizimbra
A Cercizimbra - Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Sesimbra é uma cooperativa de solidariedade social, criada em 1976, por iniciativa de pais e profissionais da educação e reabilitação, empenhados na integração escolar e social de crianças e jovens portadores de deficiência intelectual e multideficiência. Integra o Movimento Cerci, sendo membro ativo da Fenacerci (Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social).
Na estrutura de funcionamento da Cercizimbra, a Direção é votada pelos cooperantes em Assembleia Geral. Esta dispõe de uma Mesa da Assembleia e de um Conselho Fiscal. A Direção é responsável pela gestão de todos os serviços, partilhando e delegando responsabilidades de gestão com o Conselho Técnico e de Gestão onde têm assento os Diretores Técnicos das Respostas Sociais e pontualmente os Coordenadores de Serviços.
O atendimento da cooperativa abrange prioritariamente o Concelho de Sesimbra alargando-se a algumas zonas limítrofes dos Concelhos de Seixal, Almada, Palmela e Setúbal.
O objetivo principal da Cercizimbra centra-se no apoio aos projetos de vida dos cidadãos portadores de deficiência, com vista à optimização da sua inclusão na comunidade.
O cumprimento desta missão assenta sobre dois eixos predominantes de ação: por um lado o atendimento prestado pelas respostas sociais criadas para apoiar estes cidadãos e suas famílias ao longo do seu percurso de vida e, por outro, uma extensa rede de parcerias com diversos graus de formalização, abrangendo aprofundadamente toda a comunidade sesimbrense e alargando-se igualmente a zonas dos concelhos limítrofes.
Direção
- Presidente: Jorge Rato;
- Vice-Presidente: Ofélia Pereira;
- Vogais: Maria João Figueira, Maria da Luz Gaboleiro, Isabel Magalhães;
- Tesoureira: Alda Araújo;
- Secretária: Patrícia Ferro.
Respostas Sociais
Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
Funciona através da atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação e da Saúde, conjuntamente com o envolvimento das famílias e da comunidade.
O SNIPI tem a missão de garantir a Intervenção Precoce na Infância, entendendo-se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social. Integra a Equipa Local de Intervenção (ELI) de Sesimbra, multidisciplinar, que representa todos os serviços que são chamados a intervir. Presta atendimento a famílias com crianças dos 0 aos 6 anos em situação de privação sociocultural ou afetiva, de risco biológico ou de risco estabelecido.
Creche (CR)
Atendimento a famílias e crianças, com ou sem necessidades educativas especiais, na faixa etária dos quatro meses aos trinta e seis meses.
[Tutela Segurança Social]
Pré-Escolar (PE)
Atendimento a famílias e crianças, com ou sem necessidades educativas especiais, na faixa etária dos três aos seis anos.
[Tutela Educação]
Centro de Animação para a Infância (CAI)
Presta atendimento a crianças e jovens dos seis aos vinte e três anos, famílias e comunidade em geral. Desenvolvendo atividades lúdicas promotoras de desenvolvimento global; prevenção ao absentismo e abandono escolar precoce; prevenção primária de comportamentos de risco e atividades e projetos específicos dirigidos à população infanto-juvenil residente em Bairros Municipais de Realojamento.
[Tutela Segurança Social]
Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)
Trabalha em parceria com alguns agrupamentos de escolas do sistema regular de ensino, prestando apoio a alunos, docentes e famílias a vários níveis: atividades terapêuticas; atividades oficinais; áreas de preparação para a transição da vida pós-escolar e apoios especializados.
[Tutela Educação]
Centro de Reabilitação Profissional (CRPC)
Atendimento a jovens com idade superior a quinze anos, portadores de deficiência residentes nos Concelhos de Almada, Sesimbra e Seixal, visando a sua plena integração socioprofissional.
[Tutela Emprego e Formação Profissional]
Centro de Atividades Ocupacionais (CAO)
Destina-se a jovens e adultos com idades superiores a dezasseis anos, portadores de deficiência intelectual moderada ou profunda e multideficiência. As atividades do CAO visam a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, permitindo o desenvolvimento das suas capacidades.
[Tutela Segurança Social]
Lares Residenciais (LR)
São equipamentos destinados a alojar jovens e adultos portadores de deficiência, com idade superior a dezasseis anos, que se encontrem impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar normal. Atualmente a Cercizimbra tem dois lares distintos em funcionamento: um para jovens/adultos autónomos e outro para jovens/adultos dependentes.
[Tutela Segurança Social]
Rede de parcerias
As equipas técnicas de coordenação e intervenção das respostas sociais participam ainda no âmbito do atendimento prestado aos clientes e suas famílias em quadros de sinergia e articulação com os serviços comunitários da Saúde, Justiça, Segurança Social (camarários e da Administração Central), Educação, Emprego e outros parceiros sociais e serviços da comunidade.
Para além das parcerias tutelares estabelecidas com a administração central, são muitas as parcerias que se têm formalizado em contexto concelhio e regional, como acima foi referido.
Torna-se difícil listar exaustivamente esta forte mais-valia de intervenção principalmente em campos diretamente ligados ao enriquecimento/experiência de vida de alguns clientes. Tome-se o exemplo dos locais de estágio dos clientes que frequentam o CAO ou dos locais de estágios laborais e eventual contratação para os formandos do CRPC; essas parcerias mudam a um ritmo que não se compadece da listagem de um documento. Ilustram de modo exemplar a prática quotidiana do trabalho em parceria a que os colaboradores da Cercizimbra dão corpo.
Assim sendo não se deixa de enumerar quadros de articulação concelhia, regional e distrital em que a Cercizimbra se destaca como parceira:
- Câmara Municipal de Sesimbra;
- Câmara Municipal do Seixal;
- Tecido empresarial;
- Rede Social de Sesimbra e do Seixal;
- Rede Incluir;
- Serviços de Saúde e Ação Social;
- Centros de Emprego (Seixal, Almada);
- Centros de Novas Oportunidades;
- EAPN Setúbal;
- Universidade Sénior.
Representação nas seguintes parcerias de articulação:
- Conselho Municipal de Educação;
- Comissão Social de Freguesia do Castelo;
- Comissão Social de Freguesia do Quinta do Conde;
- Comissão de Protecção de Crianças e Jovens – CPCJ.
-
{}
Cercizimbra - Direção, Serviços Administrativos, CAO e CRI
Associativismo > SolidariedadeGuia de Recursos de Ação Social | CAO - Centro de Atividades OcupacionaisΩ Cercizimbra -
{}
Cercizimbra - Lar Residencial, Sampaio
Associativismo > SolidariedadeGuia de Recursos de Ação Social | Lar ResidêncialΩ Cercizimbra -
{}
Cercizimbra - Serviços Administrativos, Formação Profissional
Associativismo > SolidariedadeGuia de Recursos de Ação Social | Emprego e Formação de Pessoas com DeficiênciaΩ Cercizimbra -
{}
Cercizimbra - Serviços Administrativos, STIP, Creche e Pré-escolar, CAI
Associativismo > SolidariedadeAssociativismo > SolidariedadeEducação > Rede Escolar > Rede SolidáriaGuia de Recursos de Ação Social | ATL - Atividades de Tempos LivresGuia de Recursos de Ação Social | CrecheGuia de Recursos de Ação Social | Intervenção PrecoceGuia de Recursos de Ação Social | Jardim de InfânciaViver | Ação Social | IPSSΩ Cercizimbra