Espaço Cidadania
O Espaço Cidadania é um serviço que surge no âmbito do projeto Migrações e Desenvolvimento, enquadrado na iniciativa comunitária EQUAL.
Visa desenvolver uma experiência de intervenção integrada no domínio da inserção social e profissional da população migrante (abrange a população imigrante e emigrante), consolidado através da assinatura de um acordo, o Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural, entre várias entidades que decorreu em junho de 2007.
O principal objetivo passa por prevenir e combater todas as formas de discriminação, promovendo a integração da população migrante, tornando mais inclusiva a sociedade de acolhimento.
Registos de Cidadãos da União Europeia
Por força do disposto no art. 14º da Lei n.º 37/2006 de 9 de agosto, que regula o exercício do direito de livre circulação e residência dos cidadãos da União Europeia e seus familiares no território nacional, as câmaras municipais passaram a estar conferidas de competências para procederem ao registo que formaliza o referido pedido de residência.
Os cidadãos da União cuja entrada no território nacional se prolongue por um período superior a três meses devem efetuar o registo que formaliza o seu direito de residência no prazo de 30 dias após decorridos três meses da entrada no território nacional.
Na sequência desta lei, foi celebrado, a 27 de setembro de 2006, um Protocolo de Cooperação entre a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras relativo aos procedimentos a adotar quanto ao registo dos cidadãos provenientes da UE.
A emissão do certificado de registo de formalização do direito de residência tem um custo de 7 € para a primeira via e 7,5 € para as segundas vias e restantes. Os pedidos têm que ser efetuados presencialmente.
Valências
- Informações gerais de apoio à população imigrante;
- Dinamização e promoção de atividades interculturais;
- Acompanhamento de situações individuais e encaminhamento de processos para os devidos serviços, nomeadamente da segurança social, habitação, saúde e educação;
- Aconselhamento e apoio jurídico;
- Preenchimento de impressos;
- Documentação/regularização de estrangeiros/as;
- Informações sobre os vistos de escala, trânsito, curta duração, estada temporária e autorização de residência;
- Organização de processos e marcação de atendimentos no SEF para pedidos de vistos e renovações;
- Registos de Cidadãos da União Europeia e respetiva emissão de certificados;
- Informações e organização de processos para pedidos de nacionalidade;
- Realização de agendamentos com as escolas para a execução da prova de língua portuguesa;
- Apoio à inserção social e profissional através do funcionamento do GIP – Gabinete de Inserção Profissional:
- Apoio na procura de emprego e formação profissional;
- Apoio à criação do próprio emprego;
- Apoio na elaboração de currículos e cartas de apresentação;
- Preparação para entrevistas de emprego;
- Encaminhamento para a obtenção de equivalências (RVCC).
- Apoio aos emigrantes na saída e no retorno.